TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Moçambique Pré-colonial

Por:   •  6/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.764 Palavras (12 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 12

Índice

Introdução        3

Moçambique        4

Etimologia        4

Localização geográfica de Moçambique        4

Primeiros habitantes de Moçambique        5

História        5

Características dos Caçadores e Recolectores (Khoisan)        6

O povo Bantu        7

Etimologia        7

História do povo Bantu        8

Distribuição geográfica        8

Chegada do povo Bantu em Moçambique        8

Sociedade que passou a existir na fusão dos dois povos        9

Estruturas socioculturais em Moçambique após a fusão dos dois povos        9

Conclusão        11

Bibliografia        12

Introdução

O presente trabalho pretende falar sobre “Moçambique pré-colonial”, quando falamos de Moçambique pré-colonial estamos a falar dos primeiros habitantes de Moçambique foram provavelmente os Khoisan, que eram caçadores-recolectores. Nos séculos I a IV, a região começou a ser invadida pelos Bantu que eram agricultores e já conheciam a metalurgia do ferro. A base da economia dos Bantu era a agricultura, principalmente de cereais locais, como a mapira e a mexoeira; a olaria, tecelagem e metalurgia encontravam-se também desenvolvidas, mas naquela época a manufactura destinava-se a fornecer as necessidades familiares e o comércio era efectuado por troca directa. Nesta ordem de ideias, o grupo faz menção de certos aspectos marcantes destes dois povos que juntos partilharam os componentes étnicos e sócios culturais do continente africano e em especial atenção para o nosso país. Assim, nele consta alguns itens como a chegada do povo bantu, fusão dos dois povos e como esta fusão alterou a estrutura sociocultural em Moçambique.

Contudo, esperamos que o trabalho esteja ao alcance das expectativas em que nos propomos a fazer.  

Moçambique

Etimologia

O nome Moçambique, primeiramente utilizado para a ilha de Moçambique, primeira capital da colónia, teria derivado do nome de um comerciante árabe que ali viveu, Musa Al Bik, Mossa Al Bique ou Ben Mussa Mbiki. (CHRISTOPHER:1982).

Localização geográfica de Moçambique

Moçambique, oficialmente designado como República de Moçambique, é um país localizado no sudeste do Continente Africano, banhado pelo Oceano Índico a leste e que faz fronteira com a Tanzânia ao norte; Malawi e Zâmbia a noroeste; Zimbabwe a oeste e Suazilândia e África do Sul a sudoeste. A capital e a maior cidade do país é Maputo. (CHRISTOPHER:1996)

A área foi reconhecida por Vasco da Gama em 1498 e em 1505 foi anexada pelo Império Português. Depois de mais de quatro séculos de domínio português, Moçambique tornou-se independente em 1975, transformando-se na República Popular de Moçambique pouco tempo depois. Após apenas dois anos de independência, o país mergulhou em uma guerra civil intensa e prolongada que durou de 1977 a 1992. Em 1994, o país realizou as suas primeiras eleições multipartidárias e manteve-se como uma república presidencial relativamente estável desde então.

Moçambique é dotado de ricos e extensos recursos naturais. A economia do país é baseada principalmente na agricultura, mas o sector industrial, principalmente na fabricação de alimentos, bebidas, produtos químicos, alumínio e petróleo, está crescendo. O sector de turismo do país também está em crescimento. A África do Sul é o principal parceiro comercial de Moçambique e a principal fonte de investimento directo estrangeiro. Portugal, Brasil, Espanha e Bélgica também estão entre os mais importantes parceiros económicos do país. Desde 2001, a taxa média de crescimento económico anual do PIB moçambicano tem sido uma das mais altas do mundo.

A única língua oficial de Moçambique é o português, que é falado principalmente por cerca de metade da população. Entre as línguas nativas mais comuns estão o macua, o Tsonga e o Sena. A população de cerca de 24 milhões de pessoas é composta predominantemente por povos bantos. A religião mais popular em Moçambique é o cristianismo, mas há uma presença significativa de seguidores do islamismo. O país é membro da União Africana, da Commonwealth Britânica, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da União Latina, da Organização da Conferência Islâmica, da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e da Organização Internacional da Francofonia. (CASTRO:1978)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com