TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Museu Ipirang

Tese: O Museu Ipirang. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga também conhecido como Museu Paulista, é um museu localizado na cidade de São Paulo, inaugurado em sete de Setembro de 1895, como museu de História Natural e marco representativo da independência da História do Brasil Paulista, sendo parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. Um dos mais visitados da capital paulista, é responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, “Independência ou Morte”.

O Museu é uma instituição cientifica cultural e educacional e sua atuação é no campo da História.

Erguer um monumento em homenagem à independência do Brasil no local da proclamação, às margens do rio Ipiranga, surgiu meses depois ao acontecimento. Por falta de verbas e de entendimentos quanto ao tipo a ser criado, somente após 68 anos da proclamação que a ideia se concretizou com a inauguração do edifício-monumento, em 1890.

Encontra-se no Museu coleções de armas brancas, peças da Revolução Constitucionalista de 1932 e uma sala reservada a Santos Dumont, pioneiro da aviação, com maquetes de seus aparelhos e objetos de uso pessoal. As instalações do museu abrigam uma biblioteca com cem mil volumes, um Centro de Documentação Histórica com 40 mil manuscritos e laboratórios de conservação e restauração de peças e documentos. Ao redor do prédio, um enorme e lindo jardim é utilizado como recanto para os românticos, usado para os exercícios de quem gosta de ginástica ou para recreação das crianças.

O espaço também promove cursos, seminários e outros eventos, além disso, presta serviços à comunidade, atendendo instituições, pesquisadores, professores, estudantes e público em geral e ainda prestam assessoria e consultoria, além de distribuir publicações da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com