TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novo Imperialismo.

Por:   •  15/6/2016  •  Resenha  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 10

América III

Fichamento do texto: KIERNAN, V. G. Estados Unidos. O Novo Imperialismo.

Das índias Ocidentais ao Extremo Oriente

*A descoberta do ouro em 1848, levou a enriquecimento rápido. Na corrida pelo ouro, no caribe, o caráter dual do expansionismo americano foi exibido de forma intensificada.

* caráter dual americano, necessidade de expansão e uma política retrógrada, em que se tentava justificar a escravidão: "América representada por uma mistura de inovações e conservadorismo. Eles queriam que o país utilizasse sua força para espalhar instituições livres no estrangeiro, além de arrebatar mais comércio e mais território; neste caso, a ganância sulista por mais áreas a serem ocupadas por fazendas e escravos desempenhou um papel proeminente.

* por outro lado, a preocupação com os ideais democráticos, sendo depositária de confiança da Europa, porem, a grande República que ela contemplava estava de fato agindo, quando provocou guerra no México, como os antigos regimes da Europa, da pior maneira possível.” (págs. 88 , 89)

*“Nas vésperas das revoluções de 1848, a Europa ocidental estava dividida entre antipatia e simpatia pela América. [...] Os liberais exclamam: 'Vejam, a Inglaterra intimida toda a Europa, mas não consegue intimidar os Estados Unidos ...'  Conservadores declararam que se os Estados Unidos tivessem permissão para se fortalecer, a Europa poderia enfrentar um perigo não apenas de revoluções, mas também de invasão.” (pág.89)

* a america se declarava capaz de uma intervenção diferente da euripeia porem, "No momento em que se sentiu forte o bastante para adotar uma posição própria na Ásia, imediatamente começou a copiar os métodos europeus. [...] logo ela estaria colaborando com os europeus.

*As concepções de que os EUA levavam o progresso “podiam ter encontrado um terreno mais fácil na China dando apoio aos Taipings, sobre os quais a opinião ocidental ficou dividida por muito tempo. Se o povo europeu via a América como a terra da liberdade, havia sinais de uma propensão semelhante entre os deserdados da China.”  (pág. 97) neste local tb se encontrou terreno propício p infusão cristã.

*Dividir e conquistar.

A Guerra Civil e depois

*A tentativa de uma política externa foi frustrada juntamente com a expectativa de superar as  divisões regionais e sociais.

* O impacto da Guerra Civil não pôde ser evitado pelo antigo artifício europeu de chamar a atenção para o mundo externo e incentivar uma corrida do ouro bem longe. Como último recurso procuravam entrar em disputa com a Inglaterra para evitar uma guerra interna” (pág. 99)

* De fato, uma guerra civil deixa cicatrizes, morais inclusive, gera um incômodo, “fornecido  tanto pelo sentimento antiescravista quanto pela defesa da autonomia local contra a centralização.” (pág.100)

*Numa geração de indiferença pública e conservadorismo profissional, as lições da Guerra Civil foram ignoradas; em 1880 os Estados Unidos não possuíam um único navio de guerra moderno de primeira c1asse” (pág.103)

*Os crescimentos capitalistas não foram capazes de esconder as devastações da guerra, que parece não ter dado uma lição definitiva.

Novos sonhos de Império

* na década de 1980-90, EUA, mesmo com um exército debilitado após a gurra Civil, sentia-se  pronta para uma nova guerra. Um fator que agiu na mudança da disposição do público foi a pressa com a qual os recursos das colônias domésticas americanas estavam sendo esgotados.

* O mal uso da terra logo levou estes locais a inutilidade. Os fazendeiros eram forçados a alugar terras de especuladores ou a ganhar a vida com dificuldade como meeiros.

* instaurou-se , desse modo uma nova cultura: O crescimento industrial havia sido acelerado pela Guerra Civil, com seus enormes ganhos, Uma nova ordem estava nascendo da guerra e da conquista”. (pag.137)

"O Sul representava a bigorna sobre a qual o capitalismo forjou seu poder político. Uma economi predatória e racista.

*Houve um crash bancário em 1883 e outro em 1893, seguidos por uma depressão prolongada e por desemprego intenso. No mesmo período a América estava alcançando o que os economistas chamam de uma balança comercial favorável,

* não havia uma necessidade racional de exportações gigantescas; daí a irracionalidade que marcou toda a época de expansionismo que começava então. as possíveis exportadores não se preocupam com as necessidades da economia nacional; 138

*porem a grande crise, coloca a América cara á cara com as próprias incoerências: “De repente a América encontrou a Europa e suas enfermidades dentro de seus próprios portões. 

* havia grande liberdade para os grandes industriais,  empresas privadas mantêm sua própria polícia, que operam na fábrica ou nas áreas carboníferas, sem qualquer conflito com as autoridades locais ou federais. anos de agitação seguiram-se à crise financeira de 1893, conflitos, resolvidos na metralhadora.

*darwinismo social surge como resposta a crise. Rockefeller foi um expoente da idéia de que a luta pela sobrevivência. a teoria podia cortar nos dois lados: marxistas a consideravam um endosso da luta de classes. E a isto somava-se o acirramento na competição por empregos, mesmo um japonês, amarelo, tentando ocidentalizar-se era uma ameaça estrangeira.

*O imperialismo foi pautado neste darvinismo;: Foi apenas a noção de que estas raças  "apenas precursoras de uma raça superior" que produziu algum efeito para evitar o conflito social tão temido por conservadores  142

*adiante acalmara-se os ânimos da guerra civil surge novamente ‘’sentimento estava vindo à tona novamente na forma de demandas por territórios não mais contíguos aos EUA, mas longínquos. Foi encorajado por grupos pequenos, mas "muito demonstrativos"

*Outro fator relevante para o intento expansionista dos EUA era a religião “que assim como uma auxiliar para acalmar tensões domésticas; continuava ininterruptamente sua longa tarefa de levar iluminação para novas partes remotas incultas da União, com a mesma incumbência que nas terras longínquas do mundo." Assim o trabalho missionário era financiado por capitalistas,  “O comércio, ou capitalismo, fazia parte de um plano divino para regenerar o mundo pagão."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com