TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OLEO DE LORENZO

Trabalho Universitário: O OLEO DE LORENZO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2015  •  3.858 Palavras (16 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

O ÓLEO DE LORENZO 3

Levantamentos em relação à pesquisa efetuada pelos pais 4

RELAÇÃO DO FILME COM A BIOQUÍMICA 8

BIOSSÍNTESE 9

ÁCIDOS GRAXOS NORMAIS X ÁCIDOS GRAXOS COM ADRENOLEUCODISTROFIA 10

Ácidos graxos saturados 11

Ácidos graxos monoinsaturados 11

Ácidos graxos poli-insaturados 11

BAINHA DE MIELINA 13

FAMÍLIA ODONE 14

REFERÊNCIAS 15

O ÓLEO DE LORENZO

MILLER, George. O Óleo de Lorenzo. Drama de longa metragem, baseado em fatos reais. Estados Unidos. 1992.

O filme O Óleo de Lorenzo é baseado em uma história real, ocorrida a partir dos anos 80, tem como protagonista um menino chamado Lorenzo que, aos cinco anos de idade, começa a apresentar problemas neurológicos, hiperatividade e falta de concentração, identificados primeiramente na escola, pelos professores. Estes, percebendo que o menino estava apresentando comportamento agressivo com os colegas, resolveram comunicar aos pais, os quais não entendiam o que estava acontecendo e resolveram procurar ajuda médica. Para sua surpresa e desagrado, o filho único do casal Augusto e Michaela Odone, foi diagnosticado pelos médicos como portador de uma rara doença conhecida como Adrenoleucodistrofia, ou ALD, incurável e degenerativa, que atinge o cérebro, eliminando uma camada de proteção dos neurônios chamada mielina, debilitando rapidamente o sistema nervoso de forma que a sobrevida após o diagnóstico seria de no máximo dois anos.

Os pais percebem então que não há cura, nem muitos estudos sobre a doença, desesperados, amargurados com a medicina por não ter um tratamento específico, não aceitando aquela condição de ver seu filho sofrendo a cada dia e morrendo aos poucos, o casal Odone decide começar uma jornada de estudos não só para amenizar a doença, mas principalmente em busca da cura. Partindo de uma dieta rigorosa que eliminava o consumo de ácidos graxos, pois estes segundo os médicos destruíam a camada de mielina do cérebro, verificaram que quando o organismo não recebia ácidos graxos na alimentação, os produzia sozinho, piorando a doença. Então através de muita pesquisa e tentativas, e ainda contra todas as perspectivas de sucesso por parte da medicina, manipulam um óleo produzido a base de oliva, que não cura, porém engana o organismo e não permite o avanço da doença, ajudando não só ao seu filho, mas também a todas as crianças com o mesmo diagnóstico. Através de seus estudos, apesar de não possuírem formação acadêmica na área de biomedicina ou química, conseguem mobilizar uma junta médica para dar seguimento a sua pesquisa e torná-la viável para as demais crianças.

Levantamentos em relação à pesquisa efetuada pelos pais

O pai ao saber do diagnóstico, inicia sua busca questionando os médicos sobre a doença, levantando várias hipóteses sobre o assunto, porém como leigo, sem nenhuma base científica para os questionamentos.

Insatisfeito com as respostas, vai até a biblioteca pública pesquisar livros sobre o assunto, diga-se de passagem em uma época que ainda nem sonhávamos em ter o “google” ou outros sistemas similares para pesquisa. Verificou que no mundo só haviam estudado 17 casos da doença.

Neste ponto descobriu como é a trajetória da doença: primeiramente irritabilidade, seguida de surdez, cegueira, perda de movimentos do corpo, coma e morte. Segundo dados levantados, a criança que mais viveu teve apenas 24 meses após o diagnóstico.

A partir daí o pai e a mãe começaram outra forma de pesquisa, além da bibliográfica que ora era utilizada, procuraram especialistas em doenças similares para tentar entender melhor este problema.

A associação de pais de portadores de ALD a qual foram convidados a participar, neste momento não contribuiu muito para a pesquisa a não ser para saber que muitas outras famílias estavam na mesma situação, perdendo seus filhos, porém mais adiante a associação foi fundamental para pressionar os médicos e o governo por investimentos em pesquisa.

O Sr. Odone, que era um brilhante estudioso dos povos, fez uma análise própria e chegou à conclusão de que apesar de não ter a formação médica, poderia estudar a doença como estudava os países que visitava pelo seu trabalho, com todas as suas características e diferenças, então, cinco meses após o diagnóstico, ele e sua esposa assumiram as pesquisas, começaram por ler tudo que encontravam sobre o assunto no Instituto Nacional de Ciências.

Neste ponto da pesquisa, descobriram um estudo sobre as gorduras saturadas que não tinha até o momento relação com a ALD, mas poderia ajudar e foram aprofundando conhecimento.

Levantaram fundos com amigos e pais de portadores de ALD e, realizaram um simpósio médico, onde estudaram várias teorias e a que mais parecia eficaz foi relacionada a uma forma de óleo de oliva produzido industrialmente para combustível, mas que poderia ser comestível se manipulado de forma diferente e utilizado para Lorenzo começar uma terapia. Este óleo reduzia os níveis de ácidos saturados em animais.

Os pais descontentes com o resultado da dieta proposta pelos médicos (cortar todos os tipos de gorduras da alimentação), que aumentava os níveis de ácidos prejudiciais no organismo de Lorenzo ao invés de reduzi-los, decidiram começar um novo tipo de pesquisa, agora com experimentação científica. Incluindo doses diárias do óleo de oliva manipulado na alimentação, coletando sangue de Lorenzo periodicamente para estabelecer quantitativamente os níveis de gorduras saturadas encontrados no sangue.

Sabedores dos riscos de morte de Lorenzo, os pais assumiram a responsabilidade da dieta com óleo de oliva, visto que poderia trazer outros problemas e agravar a doença reduzindo o tempo de vida de Lorenzo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com