TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERIODO PRÉ-HISTÓRICO

Por:   •  29/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

Em geral, acredita-se que História é a disciplina que estuda o passado. Isso é parcialmente verdadeiro. Tentamos entender como as pessoas viviam, seus hábitos e costumes, seus problemas, suas crenças, suas atividades econômicas, suas regras e leis.

A Pré-História corresponde ao período que só pode ser reconstituído por meio de documentos não escritos: instrumentos, objetos de uso doméstico, armas, desenhos, pinturas, entre outros. Os historiadores acreditam que a escrita surgiu por volta de 4000 a.C. e esta invenção é considerada o primeiro grande marco histórico da humanidade.

PERIODO PRÉ-HISTÓRICO

O período pré-histórico é dividido em três fases:

• Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

• Neolítico ou Idade da Pedra Polida

• Idade dos Metais

PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA

Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens.

O ser humano tinha uma vida nômade (sem moradia fixa). Vivia da caça de animais, da pesca e da coleta de frutos, folhas e raízes; quando acabavam os alimentos da região que habitavam, as famílias tinham que migrar para outra região.

Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras.

Os seres humanos se comunicavam com linguagem pouco desenvolvida, baseada em poucos sons. Usavam pinturas rupestres como comunicação.

Esse período é também chamado de Idade da Pedra Lascada porque, nesta época, os hominídeos aprenderam a lascar a pedra, batendo uma contra a outra.

Ilustração de como seria um hominídeo lascando pedra.

NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA

PERTO DO FOGO

A invenção do fogo foi uma descoberta decisiva para o desenvolvimento da humanidade.

Seu controle representou uma grande conquista para os grupos humanos do paleolítico. Assim, em volta de uma fogueira, podiam se aquecer.

O fogo também servia para afugentar os animais perigosos e cozinhar alimentos.

O domínio do fogo também passou a distinguir os humanos dos outros animais. Graças ao fogo, as cavernas ou moradias construídas contavam com uma fonte de luz e calor.

Além disso, o fogo dava a possibilidade de se cozinhar os alimentos, conferindo-lhes maior sabor e durabilidade. Mais tarde, permitiu a fundição de metais e o cozimento da argila, como veremos adiante.

AGRICULTURA E DOMESTICAÇÃO DOS ANIMAIS

Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência em relação à natureza.

Com esses avanços, foi possível ter habitação fixa e o homem deixou de ser nômade e fixou moradia em uma determinada região.

Neste período ocorreu a divisão do trabalho por sexo; o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.

Com a necessidade de armazenar os produtos colhidos, os grupos humanos começaram a fazer potes e vasilhas de barro, dando origem à cerâmica ou olaria. Também teve inicio a fabricação dos primeiros tecidos de linho e de lã que substituíram as peles de animais.

Para produzir seus instrumentos, continuaram utilizando o osso, a madeira e a pedra. As pedras, depois de lascadas, eram esfregadas no chão ou na areia ate ficarem bem afiadas ou polidas, razão pela qual esse período ficou conhecido como Idade da Pedra Polida.

IDADE DOS METAIS

O maior controle do fogo permitiu a alguns grupos humanos desenvolverem a técnica de fundição. Primeiro fundiram o cobre e, mais tarde, o estanho. Mas grande descoberta foi quando conseguiram misturar cobre com estanho (um metal mole), dando origem ao bronze, metal muito mais duro e resistente.

As novas técnicas permitiram que os povos fossem abandonando os instrumentos feitos de pedra. Daí, além dos coletores, agricultores e pastores, surgia a figura do artesão, que fabricava lanças, espadas, escudos, capacetes e uma infinidade de objetos de metal.

No mesmo período foi inventada a roda, outra grande descoberta da humanidade que conduziu outros tantos avanços.

PINTURA RUPESTRE

Um dos vestígios deixados pelos ancestrais dos seres humanos são as pinturas rupestres, que eram feitas em paredes de cavernas e outras rochas, com tintas à base de plantas, carvão, terra, entre outros.

Responda em seu caderno de História

BÁSICO

1. Veja as imagens abaixo e responda as perguntas.

a) Todas essas imagens representam uma mesma época?

b) Qual das imagens nos remete a um tempo mais antigo?

c) Quanto tempo estamos distante dessa imagem mais antiga: anos, décadas, séculos ou milênios?

2. O período da pré-história pode ser dividido em três fases. Quais são elas?

3. Em seu Caderno de ilustração e mapas, faça uma linha do tempo dividindo a pré-história. Ilustre sua frisa com desenhos.

4. Escreva um parágrafo descrevendo a vida do homem no Paleolítico.

5. Em que época os homens moravam em povoados e faziam intercâmbio de seus produtos excedentes?

6. Veja a imagem abaixo e responda:

a) O que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com