TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA.

Ensaios: O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Somente uma análise sobre o contexto histórico de uma cidade, estado e mesmo um país faria com que pudéssemos compreender seu processos de surgimento e crescimento, pois a observação das influências da globalização é muito importante para que se possa aprender a conviver com a diversidade cultural e social por causa dos processos de migração de indivíduos que saem de seu lugar de origem em busca de trabalho e de uma condição melhor de vida escolhendo então lugares que possa satisfazer sua busca.

O Brasil tem uma grande capacidade de mudanças, é o espelho de um país de grande mobilidade humana, que possibilitam o aumento dos conhecimentos e das relações sociais. As diferenças nos avanços tecnológicos deste século trazem grande influência no impacto de desenvolvimento no campo trabalhista em relação às diferenças regionais de renda e trabalho.

Os maiores desafios em nível de migração, como auxiliar o crescimento regional, tecnológico do país neste século marcado pela força da globalização, podem gerar um novo perfil para desenvolvimento da questão: Migração no século XXI. A redução da desigualdade de distribuição de renda entre os indivíduos da sociedade pode contribuir na modernização das condições migratórias.

Este texto tem como objetivo analisar os processos de desenvolvimentos migratórios, suas vantagens e influencia e relação na construção do trabalho, remuneração, no desenvolvimento das regiões que irão receber e das doadoras de pessoal.

Desenvolvimento

Sobre o perfil migratório deste século, podemos dizer que baseia-se na globalização que impulsiona o migrante a novos horizontes em busca do que acha que será melhor para sua vida. Hoje temos uma realidade de mundo onde a globalização não tem fronteiras, estimula consumos, afeta os parâmetros estipulados e, cria novas expectativas de vida. O aumento da migração que por sinal é muito significativo, é inevitável seguindo esse contexto de globalização e também tem um potencial bastante positivo. Ocorrem muitas perdas e dificuldades reais ocasionadas pela migração, mas nem sempre são obstáculos para que se volte atrás, pois estas podem ser muitas vezes amenizadas com ações especifica.

O que vem causar um grande impacto nos movimentos migratórios, são as transformações rápidas e profundas geradas pela globalização, uma vez que as diferentes assimetrias observadas impulsionam o deslocamento populacional.

A globalização é o principal fator que ativa os movimentos migratórios entre países e determina seus contornos.

O que motiva as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida, são os avanços da tecnologia, influência essa, que faz com que elas saiam de seus países de origem a procura de emprego, ou para estudar e ter um formação que o faça alcançar um reconhecimento e novas condições de trabalho. Com o aumento da capacitação através das tecnologias e de pólos educacionais em determinados países ou regiões, o migrante sai de seu lugar de origem muitas vezes pela necessidade de aprendizado e, de conhecimento das novidades dos meios tecnológicos. Para Milanovic (1999, p. 10-11):

Por definição, a globalização leva ao desarraigamento quando acelera o progresso econômico que transforma comunidades, estimula as pessoas a abandonar trabalhos tradicionais e buscar novos lugares, enquanto as obriga a confrontarem-se com novos costumes e novas maneiras de pensar. Muitas vezes essas pessoas que migram para outros lugares estão atrás de um reconhecimento, de uma vida nova que possa lhe dar mais oportunidades, ou até mesmo podem estão cansadas da rotina em que vivem. deixam para trás seus costumes ou até mesmo carregam consigo mesmo e o usam para ganhar a vida nos lugares que vão e tem a oportunidade de conhecer novos costumes também.

Um dos fatores que determina a procura por trabalho são as expectativas de melhor remuneração e alta renda. O ser humano na tentativa de realizar seus anseios e ambições coloca-se na condição de migrante para tentar encontrar novos horizontes que possibilitem uma diminuição das desigualdades enfrentadas por ele, seja no âmbito social, no âmbito econômico ou financeiro, o que move o homem para a mudança é a necessidade de melhorias ao tempo que estimule o crescimento próprio do indivíduo.

Dessa forma, além das transformações positivas para a cidade ou país receptor do migrante, existirão situações que saiam da realidade de vida do trabalhador que espera alcançar um status que o propicie reconhecimento financeiro e ascensão social.

Porém, há restrições na migração atual devido as relações das grandes potências mundiais, pois as mesmas não permitirem o acesso e a liberdade de que o migrante precisa para desenvolver-se de acordo com as oportunidades que através da globalização atual, o mesmo imaginava que encontraria. Alguns mecanismos para diminuir as limitações que a migração oferece para os migrantes, podem ser aplicados para auxiliar na integração entre as regiões que recebem o trabalhador para com o mesmo. Como exemplifica a Cepal:

Em matéria de políticas de migração, a globalização fará cada vez mais necessária a transição do “controle migratório” para a “gestão migratória” em um sentido amplo. Isto não significa que os Estados abandonem sua atribuição de regular a entrada de estrangeiros e supervisionar suas condições de assentamento, senão aceitar formular políticas razoáveis de admissão que contemplem a permanência, o retorno, a reunificação, a re-vinculação, o trânsito nas fronteiras e a mudança de pessoas a outros países. (CEPAL, 2002, p. 267-8).

Certamente quando se muda de ambiente, pode-se encontrar vários desafios e estranhamento. Quando se muda de região, seja ela nacional ou internacional encontra-se muitas diferenças em vários aspectos, como alimentação, modo de vestir, as distancias para chegar ao trabalho por exemplo, na maior violência ou não, dificuldade de fazer amizades, longe da família etc., e isso acaba ocasionando uma dificuldade de estabilidade que o ser humano tanto procura. Além disso a falta de condições gerada pela má distribuição de fatores de produção torna regiões mais desenvolvidas do que outras, causando desigualdade nas relações sociais, nas distribuições de renda e remuneração e fazendo com que seja mais um fazer que irá causar insatisfação.

A oferta de mão de obra interage com o mercado de trabalho, trazendo uma nova perspectiva no índice de desenvolvimento da região. Se existe uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com