TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]             FACULDADE TEOLÓGICA DA ASSEMBLEIA DE

DEUS DE BRASÍLIA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Disciplina:  Cultura Religiosa

Aluno: Brendon Junio P. dos Santos

Turma: Convalidação

Templos Gregos

Segundo alguns historiadores os templos gregos surgiram na Grécia antiga no período arcaico entre a metade do século VII a.C e a metade do século V a.C. A varias divergências de datas em relação ao surgimento dos templos, porem a arqueólogos e historiadores que afirmam que os templos surgiram junto com as arquitetura grega, onde os templos era construídos em terrenos elevados para a visão de todos os moradores da cidade.

Templos Mesopotâmicos

Afirma-se que os primeiros templos surgiram na Mesopotâmia, terra entre rios, situada entre os rios Tigre e Eufrates, entre os sumerianos em meados do milênio IV a.C atingindo seu apogeu na época dos babilônios. Os templos mesopotâmicos eram feitos de tijolos secos ao sol com a estatua dos deuses ao fundo.

Templos Babilônicos

Os Mais importantes Templos foram os da Babilônia que eram em forma de zigurate, tendo exemplos templos que ate os dias de hoje são citados na historia como exemplo a torre de babel. Surgiram em 1900 a.C.

Cultura Judaica

Judaísmo e o nome dado a religião do povo judeu, considerada a mais antiga das três religiões monoteístas. Surgido da religião mosaica, o judaísmo apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que os distinguem de outras religiões. A Tora e seu livro base.

Saduceus

Os Saduceus eram aristocratas, com tendências de serem ricos e ocupar cargos poderosos como Sacerdote e Sumo Sacerdote, ocupavam também a maioria do conselho chamado sinédrio.
Os Saduceus deixaram de existir em 70 D.C quando Roma desistiu de Jerusalém e do Templo.

Fariseus

Os Fariseus, em contraste com os saduceus eram empresários de classe media e tinham contato constante com o homem comum. Apesar de ser minoria no sinédrio, controlavam o processo decisório do Sinédrio pelo fato de ter o apoio do povo. Eles acreditavam que Deus tinha o controle de tudo, mas criam também que decisões de um ser humano contribuía no curso da vida de tal.

Zelotes

Os zelotes são um grupo que se destaca como sendo o mais radical dentro do judaísmo. Foram os principais responsáveis por produzirem os levantes contra Roma, provocando a Guerra judia (66-70 d.C.), culminando na destruição de Jerusalém e do Templo. Os zelotes tornaram-se sinônimos de ‘fervorosos’, e foram os que uniram o fervor religioso com o compromisso social.

Essênios

Um grupo de judeus que acreditava na cooperação com Herodes, para haver o favorecimento dos judeus, muito embora Herodes considerasse a si mesmo um deus vivo, tentando helenizar Israel, exercendo forte pressão política sobre a nação judaica e buscando corromper os costumes judaicos. Historiadores como Jerônimo, Tertuliano, Epifânio, Crisóstomo e Teófilo revelam que os herodianos criam ser Herodes o Messias, surgindo em defesa de Herodes para adquirir algum tipo de benefício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com