TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Primo Basilio

Artigo: O Primo Basilio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DE TEXTOS

Nome do livro: O PRIMO BASÍLIO

Autor: EÇA DE QUEIROZ

Veículo: LIVRO Local: SÂO PAULO

Data: 1994

Número de Páginas : 432

Resumo significativo da obra:

Esta obra, O primo Basílio, foi escrita em Portugal, na época do realismo. O romance realista focaliza a situação criada pelo casamento, não feliz, supostas pelas veleidades burguesas, senão a degenerescente, encoberta pelo ‘manto diáfano’ que a classe média jogava sobre suas instituições. De olhos voltados para a realidade circundante, a ficção realista propõe-se a estudar cientificamente a infidelidade conjugal, revelando-a mais freqüente do que fazia imaginar a paz podre da burguesia Romântica, Arrancar-lhe a máscara hipócrita, eis o propósito do romance realista.

A obra realista assume a função de arma de combate social. A burguesia principal consumidora dos romances deveria encontrar neles um espelho onde se contemplasse com todos os seus defeitos postos a nu por uma implacável análise baseada na observação objetiva e científica dos fatos.

A Finalidade última do romance é a de mudar o comportamento da burguesia, responsável pelos destinos político, econômico, social e moral do país. É fácil observar, principalmente no desfecho da obra, que, em O primo Basílio, Eça busca manter-se fiel a esse programa realista. Daí sua atitude de “artista vingador” o artista que precisa punir os vícios para saná-los.

As personagens centrais são conduzidas pelo narrador no cumprimento de papéis predeterminados. Cumpre destacar entre elas a figura de Juliana, a mesma vinga a honra de Jorge (afinal, é ela quem castiga Luísa) e Leopoldina desempenha o papel do sedutor, mostrando a amiga as delícias das paixões adulterinas.

Terminada a leitura do romance, salta aos olhos o intuito do autor: condenar o adultério,porque corrói a instituição básica da sociedade; o casamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com