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RESENHA: O PRIMO BASÍLIO

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Por:   •  10/7/2014  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  1.679 Visualizações

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O PRIMO BASÍLIO. Direção: Daniel Filho. Brasil: Lereby Produções. 2007. 1 DVD. 100min. Widescreen. Som, color.

O Diretor Daniel Filho ao adaptar a obra de Eça de Queiroz O primo Basílio conta a história de Luísa e Jorge casados há três anos e moram em São Paulo. Ele é engenheiro e trabalha num ministério. Ela adora ler romances, o que a influencia a ser sonhadora. O casal acredita na felicidade tal qual fora pintada pelos poetas românticos: um amor, um lar, uma família. Quando Jorge viaja a trabalho para Luísa reencontra Basílio, um primo que havia sido seu primeiro amor e que a abandonara há muito tempo. Basílio ao vê-la resolve passar tempo com ela, enquanto fica na cidade até cumprir suas obrigações de trabalho, ela sonhadora, cede aos impulsos de Basílio, que a seduz e passa a viver um conto de fada, até quando Juliana, a criada de Luísa descobre o romance e obriga Luísa a servir de empregada em seu lugar. Basílio abandona Luísa depois de haver lhe prometido levá-la para Paris. Jorge chega e descobre que Luísa é quem está fazendo todo o serviço de Juliana e demite a criada, mas a chantagem continua, pois Juliana quer extorquir dinheiro de Luísa. Ela reza, joga na loteria e tenta prostituir-se para um banqueiro a fim de conseguir o dinheiro da chantagem, mas acaba contando a Sebastião, sendo ele quem consegue recuperar as cartas que Juliana usa para chantagear Luísa. Juliana morre. Mas para sua infelicidade, Basílio resolve escrever uma carta que vai parar nas mãos de Jorge, que lê tudo e fica dividido entre matar ou perdoar a esposa, esta ao saber que Jorge descobriu tudo adoece, e consequentemente acaba morrendo.

No entanto há quem prefira o livro ao invés do filme, mesmo este possuindo a linguagem imagética bem mais fácil de ser compreendida, mas é que existem pontos divergentes entre o filme e o romance de Eça como: a narrativa dele ambienta-se em Lisboa no século XIX, o filme de Daniel Filho desenvolve-se em São Paulo, nos anos 50, o que acaba provocando uma mudança nas falas dos personagens, na descrição de cenários e figurinos. A obra de Eça é muito detalhista e estas mudanças acabam afetando o enredo da obra.

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