TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Princípio Mágico

Resenha: O Princípio Mágico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

TesteTemos estudados alguns princípios de tendências de permanecer na página para executar ações. Mas as vezes para algumas mais complicadas ou onde o usuário não está familiarizado com o processo, exige-se que se conduza o usuário passo-a-passo através de um fluxo (Process Flow). Tem sido uma pratica comum na internet transformar cada passo do processo em uma página separada, embora isso possa parecer a forma mais simples de solucionar o problema, ela na maioria das vezes não leva a melhor solução. Para alguns fluxos manter o usuário na mesma página apesar de mais trabalhoso pode se torna uma alternativa bem melhor.

Um exemplo desse fato e o famoso site Google Blogger, o mesmo permite de forma muito simples fazer uma tarefa que para muitos poderia ser complicada, o ato de criar e publicar em seu blog um noticia ou informação, mas traz outras tarefas como a de moderar grande quantidade de comentários algo complicado, obrigando o administrador e enfrentar uma tarefa de três etapas para concluir o processo, com cada página sendo uma página individual, transformando assim cada parte em uma atualização de página, o que pode fazer o exercício de moderar vários comentários uma tarefa bem complicada.

The Magic Principle

Alan Cooper discute uma técnica chamada Princípio da Magia, a qual tenta nos afastar de processos pagina a página, ele cita um exemplo na nossa vida real, onde queremos tirar fotos de um aniversario e colocalas no Flick-r, normalmente seguimos o processo de tirar a foto, pegar o cabo, extrair as fotos para o computador, usar algum programa para upar as fotos para o Flick-r, depois mandar o link das fotos para alguém por e-mail por exemplo. Sendo assim ele propõe no Princípio da Magia que exista algo embarcado na própria câmera digital onde após tirar as fotos ela já possa enviar as mesmas para o Flick-r automaticamente, algo como uma ponte. Se tratando de Web, um exemplo seria o antigo site de compras da Amazon, onde ao se realizar um compra você deveria selecionar o produto, adicionar o mesmo ao carrinho que te levaria a outra pagina, e caso desejasse continuar comprando deveria dar mais um click para voltar a loja, tornando uma compra grande algo extremamente cansativo e longo, sendo assim temos bastante espaço para aplicar a técnica e evitar trocas desnecessários de página.

Sendo assim são propostos algumas técnicas para nos livrar das incomodas transições de páginas sempre que possível, e no final trazer uma experiência melhor para o usuário. Temos os seguintes fluxos de processo.

• Interativo Processo única página

• Processo de Assistente em linha

• Processo de Configurator

• Processo de Overlay

• Processo estático única página

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com