TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pós Guerra

Por:   •  16/9/2020  •  Dissertação  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

questões norteadoras:

  1. Explicar a crise do capitalismo na Europa após a Primeira Guerra.
  2. Relacionar as consequências do conflito para a Revolução de Outubro de 1917.
  3. Discutir a crise do capitalismo liberal e o avanço socialista nos anos 1920 que influenciou o aparecimento de movimentos de extrema direita.

O Tratado de Versalhes, foi um dos motivos para a crise no capitalismo pós Primeira Guerra, o tratado enfim não resolveu os problemas na Europa, enquanto isso na Rússia os bolcheviques, grupo que se havia instalado no poder russo pela Revolução Russa de 1917. A Guerra Civil Russa contribuiu para agravar a situação de um país já empobrecido séculos por de czarismo e seu envolvimento na Primeira Guerra Mundial. A vitória dos bolcheviques, via Exército Vermelho, consolidou esse grupo no poder da Rússia. Após a Guerra Civil Russa, foi fundada a União Soviética. A Guerra Civil Russa é uma consequência direta da Revolução Russa, sobretudo por conta da Revolução de Outubro. Nesse mês, em 1917, os bolcheviques conseguiram tomar o poder da Rússia ao tomar o controle de Petrogrado, a capital na época. Além de outros fatores como: super produção, subconsumo e especulação vividos nos EUA. Depois da Primeira Guerra Mundial, a economia americana viveu um momento de profundo crescimento, a década da euforia. Esse aumento, criou um excesso de oferta no mercado, que não foi acompanhado pelo consumo. O consumo entrou em declínio pela concentração de capitais. O mercado interno americano não tinha como consumir. O mercado europeu entrou em um momento de protecionismo. Isso afetou a estrutura do capitalismo liberal. Por outro lado, havia muita especulação financeira. O que levou a uma contradição entre a economia real e a bolsa, que quebrou em 1929. Todos os países entram na depressão, inclusive o Brasil.

FONTE:http://g1.globo.com/educacao/noticia/2010/05/crise-de-29-marca-queda-do-modelo-capitalista-liberal.html

 

Lembrando que o Tratado de Versalhes não salvou a Europa, a Itália foi um grande exemplo, participou do lado vitorioso na Guerra, mas não colheu frutos, com isso relacionado com a crescente dos movimentos socialistas o totalitarismo apoiava-se em uma intensa propaganda ideológica com o objetivo de doutrinar a população e ressaltar as supostas benfeitorias realizadas pelo regime. Outra marca importante, muito em associação com o militarismo, era o terror. Dentro dos regimes totalitários, o terror era utilizado para perseguir os opositores. O ápice do totalitarismo na Europa aconteceu quando os nazistas ascenderam ao poder na Alemanha em 1933. A partir daí, movimentos de apoio a ideais totalitários da extrema-direita espalharam-se pelo mundo e chegaram, inclusive, no Brasil – o integralismo. No espectro político da esquerda, o totalitarismo manifestava-se por meio do regime político de Josef Stalin.

FONTE:SILVA, Daniel Neves. "Regimes Totalitários"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/regime-totalitario.htm. Acesso em 04 de setembro de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (22.6 Kb)   docx (291.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com