TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É IDEOLOGIA

Exames: O QUE É IDEOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

O que é ideologia

1 – Explique o termo Ideologia.

Resposta:

Atividade filosófico-científica que estuda a formação das idéias a partir da observação das relações entre o corpo humano e o meio ambiente, que também é o conjunto de idéias de uma época, tanto como “opinião geral” quanto no sentido de elaboração teórica dos pensadores. Nesta perspectiva, a história é o real e o real é o movimento incessante pelo qual os homens, em condições que nem sempre foram escolhidas por eles, instauram um modo de

sociabilidade e procuram fixá-lo em instituições determinadas (família, condições de trabalho, relações políticas, instituições religiosas, tipos de educação, formas de arte, transmissão dos costumes, língua, etc.). Além de procurar fixar seu modo de sociabilidade através de instituições determinadas, produzem idéias ou representações pelas quais procuram explicar e compreender sua própria vida individual, social, suas relações com a natureza e com o sobrenatural. Essas idéias ou representações, no entanto, tenderão a esconder dos homens o modo real como suas relações sociais foram produzidas e a origem das formas sociais de exploração econômica e de dominação política.

2 ) Como se sabe, uma das maiores preocupações dos filósofos gregos era a explicação do movimento. Aristóteles elaborou algo que podia explicar esse movimento, conhecido como a teoria das quatro causas. Cite as com exemplo:

Resposta:

a) toda mudança qualitativa de um corpo qualquer (por exemplo, uma semente que se torna árvore, um objeto branco que amarelece, um animal que adoece, etc.);

b) toda mudança quantitativa de um corpo qualquer (por exemplo, um corpo que aumenta de volume ou diminue, um corpo que se divide em outros menores, etc,);

c) toda mudança de lugar ou locomoção de um corpo qualquer (por exemplo, a trajetória de uma flecha, o deslocamento de um barco, a queda de uma pedra, o levitar de uma pluma, etc.);

d) toda geração e corrupção dos corpos, isto é, o nascimento e perecimento das coisas e dos homens. Movimento, portanto significa para um grego toda e qualquer alteração de uma realidade, seja ela qual for.

3) Sabendo que a sociedade Grega é escravagista e se baseia na servidão, explique a importância da teoria do movimento para essa sociedade.

Resposta:

Eles usavam a teoria para manter a dominação sobre os povos. Para eles os fins justifica os meios. Com a teoria eles justificavam a dominação, ou seja, o fim ou motivo pelo qual alguma coisa ou situação existe. Ex: Deus é considerado a causa final do universo, que existe “para Sua maior glória e honra. Em outras palavras, a causa final está vinculada à idéia de uso e este depende da vontade de quem ordena a produção de alguma coisa.

4) Nos séculos XVII e XVIII, surge o pensamento moderno que reduze as quatro causas apenas a duas: a eficiente e a final, passando a dar à palavra “causa” o sentido que hoje lhe damos, isto é, de operação ou ação. Explique o resultado dessa ação para a ciência e para a sociedade.

Resposta:

A mudança foi importante, pois eliminou explicações que impediam o desenvolvimento da ciência Física. Assim a ciência passou a ser livre e agir tendo em vista fins ou objetivos a serem alcançados. Um dos resultados foi à possibilidade de explicar o corpo humano (anatômica e fisiologicamente) como um corpo natural, isto é, movido apenas pela ação da causalidade eficiente, como uma máquina que opera sem a intervenção da vontade e da liberdade. Começa então uma sociedade livre, uma sociedade onde começa a dominar um tipo de homem que se valoriza a si mesmo não por seu sangue ou família.

5) Explique se de fato, foi importante o pensamento moderno de operação e ação e se de nessa nova sociedade, os homens são livres sem dominação.

Resposta:

A sociedade era constituída pelos burques e pelo homem livre. O homem livre não detinha os meios de produção e também não tinham terras. Continuaram então sendo dominados e o caminho foi vender sua força de trabalho e continuou sendo explorado.

5) Explica o surgimento e concepção do Direito na dialética hegeliana tomando um exemplo da Filosofia do Direito.

Resposta:

Quando Hegel expõe o movimento de constituição da sociedade civil e do Estado, com indivíduos com vontade livre, como proprietários de seu corpo e das coisas de que se apropriam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com