TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Teoria da História

Por:   •  3/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

MELLO, Ricardo Marques de. O que é Teoria da História? Três significados possíveis. História e Perspectivas, Uberlândia (46): 365-400, jan./jun. 2012.

Doutorado (2008-2012) e Mestrado (2006-2008) em História na Universidade de Brasília e Graduação em História (2002-2006 - Licenciatura e Bacharelado) na Universidade Estadual de Londrina. Pesquiso temas nas áreas de Teoria e Metodologia da História, História da Historiografia Brasileira contemporânea e Ensino de História. Atualmente sou professor Adjunto na Universidade Estadual do Paraná

Tendo em vista os vários usos do termo Teoria da História e seus vários significados, Ricardo Mello procura, neste texto, organizar e delimitar esses diferentes significados. Primeiramente irá conceituar, separadamente, as palavras teoria e história. A partir daí, descreve três significados possíveis de teoria da história usados contemporaneamente. O primeiro diz respeito à teoria da história enquan to teoria do conhecimento produzido pelos historiadores (exemplificando com as considerações de Hayden White, Michel de Certeau e Jörn Rüsen); o segundo refere-se à filosofia da história (servindo-se das ideias de Hegel, Karl Marx); e o terceiro significado é relativo ao que o autor denominou de teorias pontuais da história (ilustrando com as ideias de Ginzburg, Foucault, Koselleck).

Teorias da história. Significado 1 – Teorias do conhecimento histórico. Entendendo histórica como disciplina praticada pela comunidade de historiadores, pode-se interpretar o termo teoria da história como o estudo ou o modo de compreender a história: preocupa-se com o que o como os historiadores transformam os documentos em um livro de história, ou como os feitos se tornam fatos. Teoria da história, nessa perspectiva procura entender os mecanismos de elaboração, distribuição, recepção e legitimidade de um conhecimento histórico acadêmico aceito como relevante entre os praticantes do ofício. Para ilustrar alguns modos de compreender a história, no sentido acima mencionado, o autor do texto achou pertinente mencionar aspectos gerais das teorias de três autores de tradições intelectuais distintas: H. White, M. de Certeau e Jörn Rüsen.

Metáfora: É um tipo de comparação implícita, mas sem os termos comparativos (tal como, como, quanto...). Ex: Tempo é dinheiro.

Metonímia: substituição de uma palavra pela outra sendo que, entre ambas, há uma proximidade de sentidos, uma relação de implicação. Ex: Não leu Machado de Assis. Não leu a obra de M.A.

Sinédoque: substituição de um termo por outro, ocorrendo uma redução ou ampliação de sentido. É estabelecida uma relação entre parte e todo. Ex: Quanto mais o homem constrói, mais o homem destrói. (seres humanos)

Ironia: expressão de ideias com significado oposto ao que se imagina. Ex: Moça linda, bem tratada, três séculos de família, burra como uma porta: um amor! (Mário de Andrade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com