TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RACISMO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

Por:   •  29/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Francisco Wagner Lopes do Nascimento

CPF:486.344.414-15

TEMA: RACISMO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

Impactos do racismo e discriminação no Brasil

O preconceito racial e a segregação perduram há anos em nossa sociedade. Podemos observar os grandes problemas oriundos desse comportamento através de indicadores sociais que marcam atos discriminatórios em vários âmbitos e esferas. Leis, programas e ações de conscientização são meios utilizados para o combate ao racismo e discriminação social, a fim de reduzir os numerosos casos que ainda acontecem e geram imensuráveis traumas e tristezas em nosso país.

Desde a era colonial, as práticas escravistas originaram o sentimento de inferioridade e divisão de classes e raças, sugerindo que existem pessoas que apenas servem para serem subservientes às outras, anulando seus direitos e valores, apenas por serem negros ou pobres. O racismo foi por muito tempo naturalizado, transformando a sociedade em um povo desigual e restringindo o acesso a diversas oportunidades, no campo da educação, na sociedade, bem como perante a lei. Percebemos que os grupos que são discriminados e sofrem racismo na sociedade brasileira o sofrem com uma frequência assustadora e cruel.

Atos preconceituosos e racistas direcionados ao próximo são depreciativos e discriminatórios. A fim de combater o racismo de maneira mais rigorosa, no dia 3 de julho de 1951, foi instituída a primeira lei contra o racismo no Brasil. De início, a lei determinava como violação penal qualquer prática proveniente de preconceito por raça ou cor, mas foi modificada em 1985, transformando essas práticas em crime inafiançável e ampliando as penas para até cinco anos de prisão. Por isso, no dia 3 de julho é comemorado o “Dia nacional de combate à discriminação racial”.

O combate ao racismo deve ser veementemente praticado, visando modificar por completo toda uma cultura estrutural que foi baseada em princípios e conceitos errados e que ferem aqueles que passam por eles diariamente e até que por vezes pagam com a sua vida. Mesmo que a lei seja aplicada de maneira mais vigorosa e condicione as pessoas a agirem de forma igualitária qualquer ato discriminatório, e isso inclui o racismo, só terá solução efetiva quando a educação for revista e aborde esse tema com responsabilidade, instituindo a igualdade entre as pessoas como algo natural do comportamento humano e não como impositivo legal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com