TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO DA EUROPA DURANTE OS SÉCULOS XV – XVI

Por:   •  20/9/2016  •  Seminário  •  5.425 Palavras (22 Páginas)  •  1.479 Visualizações

Página 1 de 22

O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO DA EUROPA DURANTE OS SÉCULOS XV – XVI

Equipe 01 – O MUNDO MUDA NA MUDANÇA DA MENTE

  • Por que Renascimento?

O Renascimento recebeu esse nome porque seus integrantes buscavam um renascer da cultura da Antiguidade Clássica greco-romana. Os renascentistas acreditavam que no Mundo Clássico havia existido uma cultura livre da religiosidade medieval. Também acreditavam que a antiguidade havia representado o auge da história da civilização ocidental. Por isso, centenas de livros latinos e gregos passaram a ser lidos vorazmente pelos adeptos do movimento. Ao entrarem em contato com o pensamento racionalista grego, os renascentistas romperam definitivamente com a visão de mundo religiosa e supersticiosa da Idade Média.

Assim, a principal característica do Renascimento foi sua busca por compreender a humanidade como um todo. Preocupação, aliás, que orientou o desenvolvimento das ciências, da política, das artes e até da religião, que passaram a colocar o ser humano no centro de suas pesquisas (antropocentrismo, do grego, antropos = ser humano). Por isso, a ideologia surgida no centro do movimento foi chamada de Humanismo.

  • Origens do Renascimento;

O Renascimento teve sua origem na península Itálica, que era o centro do comércio mediterrâneo. Com a economia dinâmica e rica, os excedentes eram investidos em produção cultural. A burguesia oriunda das camadas marginais da sociedade medieval tornaram-se mecenas, investindo em palácios, catedrais, esculturas e pinturas, buscando aproximar seu estilo de vida ao da nobreza. A Itália, favorecida pelo grande número de obras da Antiguidade, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura e o pensamento da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.

  • A transição da mentalidade medieval para a transição da mentalidade moderna na Europa;

Características da culturais na Idade Média:

  • Patrística (Santo agostinho): a patrística nada mais é  que a adaptação do plantonismo a noção  da igreja católica medieval, enquanto platão afirmava que  as ideias, e o inteligível era perfeito e a visão do mundo da matéria era imperfeito, Agostinho pega essa forma de pensamento como base e a transforma em: cidade de Deus, perfeita. Cidade dos homens, imperfeita.  
  • Teocentrismo
  • Dogmatismo
  • Verdade  => Religião
  • Conhecimento   => Através  da  Fé: desde sua formação a idade média foi monopolizada pela igreja, a igreja detinha o monopólio da produção de conhecimento  e da produção cultural, os livros eram escritos dentro de mosteiros, feitos por copistas, neste período a igreja era absoluta, portanto era quase impossível a transmissão de conhecimento  que era contraria aos dogmas da igreja. Até por que a visão de conhecimentos era baseada na frase: Crer sem duvidar.

CONCLUSÃO: O questionamento  humano  deve  ser  pautado  pela  busca  da  salvação  e  da  vida  eterna.

O renascimento propiciou o desenvolvimento de uma mentalidade racionalista. Revelando maior disposição para investigar os problemas do mundo, o individuo moderno aguçou seu espírito de observação sobre a natureza, dedicou mais tempo à pesquisa e as experimentações abriram a mente ao livre exame do mundo. Esse conjunto de atitudes contrapunha-se, em grande medida, a mentalidade medieval típica, influenciada pelo pensamento contemplativo e mais submisso as chamadas verdades inquestionáveis da fé. O pensador moderno buscaria não somente conhecer a realidade, descobrir as leis que regem os fenômenos naturais, mas também exercer controle sobre ela. O objetivo era prever para prover, ou seja, eles buscavam investir em conhecimentos e informações que poderiam depois lhe servir.

  • Fatores que possibilitaram o renascimento cultural e cientifico;

O renascimento cultural foi um produto das transformações ocorridas na Europa Ocidental a partir da Baixa Idade Média. Essas transformações foram:

  • O renascimento comercial, ou seja, a generalização do comércio pela Europa Ocidental.
  • O renascimento urbano, que implicou um crescimento e surgimento de novas funções para as cidades. A cultura renascentista foi uma cultura eminentemente urbana.
  • O surgimento e ascensão de uma camada de mercadores. Os ideais elaborados pelo renascimento correspondiam de um modo geral, aos interesses desse grupo. Foram os mercadores os principais elaboradores e financiadores da cultura renascentista.
  • A centralização do poder nas mãos dos reis. Na medida em que foram centralizando o poder em suas mãos, os reis foram submetendo a Igreja a sua autoridade. Esta submissão possibilitou a ascensão dos mercadores e o surgimento de uma cultura renascentista.
  • O desaparecimento dos ideais de vida da Idade Média, que possibilitou o surgimento de um novo homem, o humanista.

  • Localizar os principais centros em que o Renascimento se desenvolveu;

O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da Itália e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental. A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas.

  • A importância do mecenato para o desenvolvimento do Renascimento;

Eles foram de extrema importância para o desenvolvimento das artes plásticas (escultura e pintura), literatura e arquitetura durante o período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI). A burguesia, classe social que enriqueceu muito com o renascimento comercial, viu na prática do mecenato uma forma rápida de alcançar o status de nobreza. Isso era obtido também com a compra dos títulos de nobreza.

  • Expor imagens e mapas, relacionados ao conteúdo abordado;

O Renascimento cultural manifestando-se primeiro na região da toscana na Itália, a Itália era considerada “O Berço do Renascimento”.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com