TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Renascimento

Resenha: O Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Resenha  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  135 Visualizações

‘A Semente Que Semeais.. Outro Colhe

No capitulo 16, do livro de ‘A Historia da Riqueza do Homem’ o autor destaca a diferença de classes entre trabalhadores e capitalistas. As melhorias existentes so beneficiavam uma minoria, enquanto a grande massa sofria com péssimas condições de trabalho e condições de vida precárias.

Com a chegada das maquinas e o surgimento do capitalismo industrial, o que deveria significar uma melhoria acabou piorando ainda mais. A máquina fez com que os artesãos, que antes conseguiam se sustentar bem, ficassem a miséria devido a concorrência desleal com as máquinas.

Os trabalhadores motivados pela revolta com esse sistema de trabalho começaram a destruir as máquinas numa tentativa

desesperada de serem mais valorizados. Os capitalistas recorreram a força da justiça e conseguiram aprovar uma lei que condenava a morte quem destruísse uma maquina. Logo os trabalhadores perceberam que não seria destruindo máquinas que eles iriam conseguir melhores condições, eles teriam que recorrer ao parlamento. Porem quem fazia a justiça naquele tempo eram os mesmos capitalistas ou pessoas influenciadas por eles e de nada adiantava recorrer a justiça. Por fim tentaram o direito ao voto, para conseguir eleger alguém que mudasse as leis em seu favor e conseguiram, mas não foi suficiente.

Logo eles perceberam que a força dos capitalistas vinha de uma união que existia entre eles, assim eles se passaram a se unir em grupos para aos poucos lutar e defender sua classe. Assim nasceram os sindicatos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com