TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Roteiro de Projeto

Por:   •  8/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS

Coordenação do Curso de História

Disciplina: História da América 2 – Prof. José Maria Andrade  2021-2

ROTEIRO DE ESTUDOS UNIDADE I

Considere a seguinte assertiva, extraída da reflexão de Maria Lígia Prado sobre os desafios do ensino e da pesquisa em História da América, no Brasil, no final do século XX em diante:

“Em termos das abordagens em relação à História da América Latina, grandes mudanças se processavam. Não era mais possível trabalhar com análises abrangentes e generalizantes referidas a uma América Latina na sua totalidade. Esta se fragmentara em espaços nacionais específicos e em temáticas mais recortadas e diversificadas. Esta mudança acompanhava um movimento amplo de crítica historiográfica às macro abordagens.”

 

A partir assertiva e da leitura e fichamentos dos textos da Unidade, responda as seguintes questões:

QUESTÃO1:

A partir das leituras dos textos de Maria Lígia Prado sobre os processos de independência na América Espanhola, destaque e comente dois aspectos presentes na abordagem da pesquisadora que vão ao encontro das inovações historiográficas ocorridas com o campo de estudos sobre a História das Américas nos últimos anos.

QUESTÃO2: Com base na leitura dos textos de Lígia Prado sobre as independências das colônias espanholas na América, cite e comente o que teria sido, na sua opinião, o principal dilema vivenciado pelo grupo social dos crioulos no contexto de Formação dos novos Estados Nacionais, na América hispânica durante o século XIX.

QUESTÃO 3: A partir da leitura do texto de Larissa Viana, sobre a Revolução de São Domingos, analise como a pesquisadora entende as contribuições da Revolução Francesa para o caráter radical do processo revolucionário ocorrido nas lutas de independência na colônia francesa no Caribe, no final do século XVIII e início do século XIX.  

QUESTÃO 4: Após a leitura e análise do texto de Manuel Bomfim, sobre a América Latina, discorra sobre os aspectos singulares do pensamento do referido autor em relação ao debate sobre a questão (da inferioridade) racial, no processo de formação social dos povos americanos. (Máximo 1 lauda)

QUESTÃO 5: Com base no texto de JLR James, discuta a interpretação elaborada pelo historiador para falar do papel de nomes como Toussaint L’Overture e de sua respectiva contribuição para as lutas de independência na colônia francesa, no Caribe. (Máximo 1 lauda)

OBSERVAÇÕES GERAIS: O roteiro pode ser desenvolvido em dupla e deverá ser entregue, pelo sigaa, preferencialmente no formato Word.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (213.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com