TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

Por:   •  3/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIOPET

LICENCIATURA DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTO TEÓRICO METODOLÓGICO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

    CURITIBA

                                                         2020


JISLÂINE AGRELA PIRES BARBOSA

TAINÁ TATIANA MAGALHÃES

PATRÍCIA INÁCIO DE PAULA

NATÁLIA DE OLIVEIRA

UT4 - PARTE 1 ROTEIRO

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Fundamentos Teórico Metodológico para elaboração do Projeto Político Pedagógico de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Uniopet.

Prof. Orientador: Maria Cecilia Giovanella.

CURITIBA

2020

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO............................................................................................4
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................4
  1. DEFINIÇÃO E CONCEPÇÃO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.......5
  2. NOVAS TECNOLOGICAS...............................................................................6
  3. INTERDISCIPLINARIDADE.............................................................................8
  4. DIVERSIDADE CULTURAL.............................................................................8
  5. GLOBALIZAÇÃO..............................................................................................9

REFERÊNCIAS....................................................................................................10

  1. APRESENTAÇÃO

Falar sobre Projeto Político Pedagógico é sobre falar em gestão, pois falar em projeto não é algo simples que definimos com um improviso, mais sim algo muito importante, que deve ser bem pensado e organizado.

O Projeto Político Pedagógico é fundamental para instituição, onde abrange em sua organização e construção dos objetivos e metas a serem realizadas. Através do Projeto Político Pedagógico que os gestores, professores e todos da comunidade escolar devem se basear para o alcance do que se pretende em uma instituição.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

O projeto político pedagógico corresponde a um documento através do qual a escola se organiza de maneira formal sua proposta de trabalho, sendo mediadora de decisões, da condução das ações e da análise dos seus resultados e impactos. Onde deve ser elaborada uma proposta pedagógica juntamente com a comunidade escolar, pois só assim pode-se assegurar uma metodologia de trabalho que reflita em incremento da qualidade do ensino ministrado e seu sucesso na tarefa de formar cidadãos capazes de participar da vida socioeconômica, política e cultural do país.

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9394/96), em seu artigo 12, inciso I, prevê que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, tem a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”, deixando explícita a ideia de que a escola não pode prescindir da reflexão sobre a intencionalidade educativa.

Já, nos artigos 13 e 14, a LDB destaca a necessidade de participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar na elaboração de uma proposta pedagógica articulada com as políticas nacionais, com as diretrizes dos estados e municípios, levando em consideração a realidade específica de cada instituição de ensino. Mesmo que o projeto pedagógico seja um documento instituído e obrigatório perante a Legislação Brasileira, este não deve ser elaborado para cumprimento de normas meramente burocráticas (VEIGA, 2001). Afinal, a escola tem relativa autonomia de construção do projeto pedagógico, assim tendo possibilidade de delineá-lo conforme sua própria identidade. Tornando possível resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, de diálogo, fundado numa reflexão coletiva. O conceito de Projeto Político-Pedagógico, de Vasconcelos (2004, p.169) é o seguinte: É o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. Um projeto pedagógico bem elaborado não garante a transformação automática da escola em uma instituição de melhor qualidade, mas permite que seus integrantes tenham consciência de seu caminhar, interfiram em seus limites, aproveitem melhor as potencialidades e equacionem de maneira coerente as dificuldades identificadas (BUSSSMAN, 1995).

O Projeto Político Pedagógico é então, um documento que se constitui, tomando o seu sentido etimológico, em um plano geral para a educação. Todavia, “mais que um documento burocrático”, contemplado na LDBEN, o PPP é um meio de engajamento coletivo para integrar ações dispersas, criar sinergias. Veiga (1998) esclarece as questões conceituais sobre o tema ao afirmar que o projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa, mais um produto específico que reflete a realidade da escola é situada em um contexto mais amplo que a influência e que pode ser por ela influenciado. Portanto, trata-se de um instrumento que permite clarificar a ação educativa da instituição educacional em sua totalidade. É mais do que responder a uma solicitação formal. É a reflexão e a contínua expressão de dar direção e orientação a uma ideia, à um processo pedagógico intencional alicerçado nas reflexões e ações do presente (PEREIRA, 2007).

  1. DEFINIÇÃO E CONCEPÇÃO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:

A palavra Projeto tem o seu significado de fazer plano, esboço de um trabalho, projeto tem-se como algo sistematizado, pensado e refletido. E o fato de termo um projeto não significa que não possamos revê-lo ou melhorá-lo, no caso de trabalho acadêmico é comum mudarmos a direção durante nossas pesquisas.

Segundo Ilma Passos A. Veiga, o projeto político pedagógico é “político no sentindo de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade” (VEIGA, 1995, P.13). Em que a escola é um espaço de resistência e discussões, onde precisa estabelecer de forma clara as estratégicas para enfrentar as situações postas pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (947.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com