TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento de novas identidades

Por:   •  13/12/2017  •  Artigo  •  2.233 Palavras (9 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

ANA KAROLLYNE LIMA DE SOUSA FERNANDES

ANTONIO FERNANDO BATISTA DE SOUSA

JOANNA MARIE ALVES E SILVA

MATHEUS MALAN ASSIS ZACARIAS

PAULO DE SOUSA JÚNIOR

MISCIGENAÇÃO:

O SURGIMENTO DE NOVAS IDENTIDADES

TERESINA - PI

2017

ANA KAROLLYNE LIMA DE SOUSA FERNANDES

ANTONIO FERNANDO BATISTA DE SOUSA

JOANNA MARIE ALVES E SILVA

MATHEUS MALAN ASSIS ZACARIAS

PAULO DE SOUSA JÚNIOR

MISCIGENAÇÃO:

O SURGIMENTO DE NOVAS IDENTENDADES

Artigo apresentado à disciplina História do Brasil Colonial da Universidade Estadual do Piauí – UESPI do Curso de Licenciatura Plena em História.

Prof° Dr. João Junior

TERESINA – PI

2017

MISCIGENAÇÃO: O SURGIMENTO DE NOVAS IDENTIDADESIDENTIDADES

Ana karollyne Lima de Sousa Fernandes

Antonio Fernando Batista de Sousa

Joanna Marie Alves e Silva

Matheus Malan Assis Zacarias

Paulo de Sousa Júnior

RESUMO

Este artigo pretende discorrer sobre o processo de miscigenação da população brasileira. Trabalhando o conceito de miscigenação e suas principais perspectivas teóricas através dos autores Gilberto Freyre com “Casa-Grande & Senzala”, Sérgio Buarque com “Raízes do Brasil” e Caio Prado com “Formação do Brasil Contemporâneo”. Abordando também as inúmeras raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Dentre esses grupos temos os povos indígenas que antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por estes; houve também os povos africanos que sofreram uma migração involuntária, pois foram capturados e trazidos para o Brasil; por último os imigrantes europeus e asiáticos que entraram no Brasil promovidos pelo governo que estava no poder. Encontrando o resultado dessa diversidade de raças, cultuas e etnias, a qual promoveu uma grande riqueza cultura.

Palavras-chave: Miscigenação – Brasil – Povos – Identidade.


A MISCIGENAÇÃO

A miscigenação consiste na mistura de raças. Também chamado de mestiço esse indivíduo nasce de pais de raças diferentes, ou seja, que apresentam constituições genéticas diferentes. E considera-se miscigenação a união entre brancos e negros, brancos e amarelos, e entre amarelos e negros, ou seja, a união dos grandes grupos de cor em que espécie humana se divide, são popularmente conhecidos como raças. Poucos lugares no mundo passaram por uma miscigenação tão intensa quanto o Brasil. E no Brasil uma parte substancial dos colonizadores portugueses se miscigenou com índios e africanos, em um processo muito importante para a formação do país. Essas misturas de raças foram um dos traços que mais esclareceram a verdadeira identidade do povo brasileiro.

Mas essa perspectiva sobre a história brasileira só foi permitida através do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB). No qual o objetivo desse instituto era de escrever a historia do Brasil, mas somente a partir de 1830 surgiram intelectuais que deram uma nova abordagem sobre a historiografia brasileira, diferente da tradicionalista que colocava o povo português como protagonista. Dentre eles destacam-se Sérgio Buarque de Holanda, autor de “Raízes do Brasil”, Gilberto Freyre, que escreveu “Casa-Grande & Senzala”, e Caio Prado Junior, autor de “Formação do Brasil Contemporâneo”.

Com isso o historiador Fabrício Santos fala sobre o autor Sérgio Buarque:

Em Raízes do Brasil – publicado em 1936 – Pontuou as negativas heranças ibéricas deixadas aqui nos trópicos. O conceito do homem cordial, por exemplo, foi o principal ataque ao legado deixado pelos portugueses, esse conceito referia-se àquela pessoa que agia mais pela emoção do que pela razão. Um exemplo de cordialidade era aquele homem que para escolher entre duas pessoas para uma vaga de emprego, escolhia o candidato que era sue amigo ou conhecido, ao invés de optar pela meritocracia. Isso sérvio, portanto para atrasar o progresso social, político e econômico brasileiro. Sérgio, então propõe com toda honestidade a superação desses valores culturais para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Por outro lado quando ele cita Gilberto Freyre:

Em Casa-Grande & Senzala não criticou a colonização efetuada pelos portugueses no Brasil pelo contrário, fez um elogio à falta de orgulho de raça e à fácil adaptação dos lusitanos no território brasileiro. Porém, o que diferencia a obra de Freyre da escrita tradicional anterior a 1930 é a abordagem do processo de miscigenação do povo brasileiro. Nesse livro o autor afirma que foi essa falta de orgulho de raça dos portugueses que contribuiu para o sincretismo cultural e para as misturas de raças no Brasil.

Finalmente, quando ele fala de Caio Prado Junior diz que:

Em seu livro Formação do Brasil Contemporâneo, publicado em 1942, critica profundamente os portugueses pelo seu caráter de exploração na colonização brasileira. Caio Prado, autor influenciado pelas teorias marxistas, debate que a função do Brasil Colônia era a única e exclusivamente a de exportação dos produtos agrícolas. Por isso, ele afirma que a colonização teve um caráter predatório e os portugueses foram os protagonistas que iniciaram essa prática econômica.

Assim esses três autores, mesmo tendo diferenças quanto às perspectivas teóricas, polemizaram e inovaram a abordagem da história do Brasil a partir dessas obras.

A MISCIGENAÇÃO BRASILEIRA

Quando falamos da história do Brasil é impossível não falar da miscigenação. Os ancestrais indígenas do Brasil caracterizavam-se mais pela diversidade do que pela homogeneidade, já os portugueses vinham de um processo de mestiçagem secular e variado. Deste processo podemos destacar as contribuições dos fenícios, gregos, romanos, judeus, árabes, visigodos, mouros, celtas e escravos africanos. Na constituição federal de 1988 na afirmação que é dever do estado promover o bem estar de todos,  sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com