TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS FONTES E PESQUISAS HISTÓRICAS AO LONGO DO TEMPO

Por:   •  24/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.136 Palavras (13 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 13

O USO DAS FONTES E PESQUISAS HISTÓRICAS AO LONGO DO TEMPO

                                                       

          Acadêmicos

Elton Fortuna Valim

Professor-Tutor Externo

Rangel Goulart Cardoso

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em História (FLX0768) – Prática do Módulo III

08/04/2019

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos de tema “o uso das fontes e pesquisas históricas” retratarei no desenvolvimento do trabalho os vários tipos de fontes e pesquisas que se pode usar e são validas para uma pesquisa de qualidade, são vários tipo de fontes que se podem ser utilizadas para uma pesquisa histórica e cada um tem a sua importância, buscarei mostrar desde o inicio, as primeiras fontes utilizadas até os dias de hoje, mostrando as mais utilizadas e as que mais contribuem para veracidade da pesquisa, mostrarei também as mudanças que ocorreram ao decorrer dos anos, também mostrarei, algumas pesquisas sobre documentos e suas tipologias e também falarei sobre documentos públicos e privados, até onde podem ser utilizados, e de como forma devem ser utilizados.

Palavras-chave: Fontes Históricas. Pesquisas Históricas. História ao longo do tempo.

  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem a finalidade de mostrar a importâncias das pesquisas concretas em uma pesquisa, seja profissional, pessoal ou estudantil, também a importância de concretizar as pesquisas sempre baseadas em fontes seguras e de confiança seja qual o tipo das fontes, sempre ter certeza da sua veracidade.

“A história se faz com documentos escritos, quando existem. Mas ela pode e deve ser feita com toda a engenhosidade do historiador... com palavras e sinais. Paisagens e telhas. Formas de campo e ervas daninha. Eclipses lunares e cordas de atrelagem. Análise de pedras pelos geólogos e de espadas de metal pelos químicos. Numa

palavra, com tudo aquilo que, pertencendo ao homem, depende do homem, serve o homem, exprime o homem, significa a presença, a atividade, os gostos e as maneiras de ser homem”. (FEBVRE, Lucien. 1989, p. 249).

                                                                

No decorrer deste trabalho serão desenvolvidos vários assuntos ligados a fontes históricas utilizadas no ensino da história. As fontes históricas são basicamente baseadas nas categorias: fontes escritas, fontes materiais não escritas e fontes não matérias ou imateriais explicarei cada uma delas, onde e como devem ser encontradas e utilizadas, e de que forma elas se tornam mais relevantes em um estudo histórico, baseados em muitos autores e escritores históricos que se destacaram através do tempo desde o inicio até os dias de hoje.

Além das fontes também falei sobre pesquisas históricas e a sua importância nos estudos, pois elas são fundamentais para qualquer estudo histórico, além de tratar também de fatos históricos que  também esta relacionado ao temas abordados antes,.

No desenvolvimento do trabalho mostrarei alguns fatos históricos baseados em fontes e pesquisas históricas ou abordagens históricas, como: história econômica, história cultural, historia social entre outros temas relevantes no uso de fontes históricas em sua elaboração e fundamentação.

Outro tema que abordarei ao decorrer do trabalho são as classificações de fontes como, por exemplo, fonte original, fonte secundaria, entre outras.

                                                

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 A fundamentação teórica deste trabalho consiste focar suas pesquisas em estudos, livros e trabalhos sobre os diferentes tipos de fontes e pesquisas históricas, busquei vários pontos de vista, para chegar a um desenvolvimento simples e esclarecedor.

Fonte histórica é tudo que produzido pelo homem pode ser usado como fonte de pesquisas para estudar determinados temas já passados pelo tempo, existem vários tipos de fontes históricas, desde as mais tradicionais como os documentos textuais (cartas oficiais, crônicas, correspondências publicas e privadas, processos criminais, registros em cartório, obras de literatura e ainda muitas outras) além de textos, também podem ser usado como fontes históricas: imagens, filmes, e até mesmo relatos de pessoas que viveram em determinado tempo.

Podemos dizer que as fontes históricas estão divididas em três classes, que são: fontes escritas, fontes materiais não escritas e fontes imateriais.

2.1FONTES ESCRITAS

As fontes escritas são as mais tradicionais e mais usadas desde o inicio da história até os dias de hoje, pois elas são relatos mais fáceis de ser compreendidos, mas isso vai além de apenas ler, o historiador deve ir além buscar segredos e pontos chaves em cada escrita, para tornar suas pesquisas o mais fieis o possível, e sempre buscando a veracidade de cada pesquisa e de cada fonte para se ter um estudo correto, fiel as fontes e a história de fato.

2.2 FONTES MATERIAIS NÃO ESCRITAS

As fontes materiais não escritas são vários objetos, como: armas, ferramentas, utensílios, roupas, maquinas, pinturas, esculturas etc. Também podem ser classificados como fontes materiais não escritas, os animais, corpo humano, espaços artificiais e naturais, fenômenos naturais, plantas alimentos, entre outros.

Esse tipo de fonte é usado desde pelo menos o período renascentista como apontaram Peter Burke (2003-2008) e Roger Chartier (2009) em referencia aos trabalhos dos antiquários em se estudar suas coleções de objetos em seus gabinetes de curiosidades, com o intuito de descobrir a história por trás dele.

 Raros foram os historiadores que buscaram um outro caminho entre esses dois extremos. A ruptura fundamental entre os adeptos de um ou outro caminho foi causada pela divergência na percepção do tempo. Para os primeiros, a história do passado subordinava-se ao presente: os fatos eram narrados em ordem cronológica. Para os segundos, o passado era descrito como tal, por meio de uma análise das fontes que permitisse uma reconstituição intelectual. (CADIOU; COULOMB; LEMONDE; SANTAMARIA; 2007, p. 47).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (235.4 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com