TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes De Financiamento à Longo Prazo

Pesquisas Acadêmicas: Fontes De Financiamento à Longo Prazo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 2

FONTES DE FINANCIAMENTO DE LONGO PRAZO

A captação de recursos financeiros de longo prazo para as empresas no Brasil é uma tarefa extremamente complicada, devido às altas taxas de juros de longo prazo praticadas no país que elevam em demasia o custo do capital das empresas e , consequentemente, taxa e o tempo de retorno dos projetos de investimento, tornando-as menos competitivas que seus concorrentes internacionais.

Fatores, como taxas de juros e risco influenciam diretamente na escolha das fontes de financiamentos que podem levar tanto a lucros como a prejuízos.

Destinam-se a financiar investimentos em curso ou no seu início. A empresa tem que negociar as condições de concessão do empresário com a entidade bancária a quem o solicita designadamente o prazo, o período de carência de juros e/ou de amortização de capital e a taxa de juro.

Capitais Próprios ou Investimento – O financiamento externo em capitais próprios assume três formas essenciais:

- Aumento do capital (social),

- Prestações suplementares e

- Capital de risco.

Nas três situações está em causa a obtenção de meios financeiros junto dos atuais ou novos sócios que serão reembolsáveis (na perspectiva da sociedade supletivamente e apenas (por regra) em caso de dissolução da sociedade (o que à partida significa a obtenção de meios financeiros sem prazo de reembolso). Tal não exclui a possibilidade de os sócios alienarem as suas participações a outros investidores e por esta via recuperarem (com ou sem mais-valias) o investimento efetuado.

BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)

Leasing - Opção de médio e longo prazo para aquisição de veículos, máquinas e equipamentos novos ou usados. Nesta modalidade o empresário adquire um bem, pagando-o em várias prestações acrescidas de juros, tendo ao final, se desejar, a opção de compra, pagando apenas o valor residual. Se visto com rigor técnico, o leasing não se trata de um financiamento, mas de um tipo de arrendamento mercantil, com a locação do bem durante o prazo de vigência do contrato e as devidas prestações decorrentes da operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com