TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de PCP

Tese: O conceito de PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

As empresas, de modo geral, estão se reestruturando, reduzindo hierarquias, corrigindo distorções, adequando seus custos, vivenciando a qualidade de forma mais abrangente para se tornarem cada vez mais sustentáveis no mercado. Dentre as atividades de maior importância em uma organização está o planejamento. Todos os departamentos, sem exceção, passam pelo momento de planejar, seja para novas estratégias, ou inovação, ou implantação e, com isso, minimizam os erros e perdas que podem afetar os resultados, a produtividade e até a competitividade no mercado.

Nas indústrias, o departamento de PCP é o responsável por controlar e planejar a produção de modo a torná-la mais eficiente e eficaz. O PCP é projetado de acordo com o tipo de produção a ser empregada, portanto pode se moldado de acordo com a necessidade de cada indústria.

Em empresas de produção contínua ou de transformação, onde entra matéria-prima e sai produto acabado no final do ciclo, o PCP praticamente se transforma em PCM (Planejamento e Controle de Materiais), porque o ciclo é seriado: uma vez planejado, basta gerenciar as entradas de materiais para alimentá-lo.

Empresas que operam na produção sob encomenda precisam automatizar o planejamento de fabricação. Os sistemas MRP I e II, que estudaremos ainda nesta aula, são deficientes para atender este sistema de produção.

O PCP é conhecido por dois aspectos que balizam seu trabalho: a eficiência e a eficácia. Enquanto a eficiência permite que se resolvam problemas e se apliquem melhor os recursos, a eficácia preocupa-se com o objetivo a ser atingido, excedendo expectativas. Em PCP um termo é bastante comum: machine efficiency ou eficiência da máquina.

O cálculo é muito simples:

Conceito de PCP

O PCP é uma atividade que une planejamento e controle da operação produtiva, desde a concepção e implantação (planejamento), controle e produção, fixando objetivos. O planejamento procura responder às perguntas:

Que se deve fazer?

Quando fazer?

Quem deve fazer?

Como fazer?

O controle tem por função medir e corrigir o desempenho para assegurar que o planejamento seja executado da melhor maneira possível. Desdobra-se em: medição do desempenho, que tem por base os dados do planejamento, e correção do desempenho, que identifica erros e desvios. Planejamento e controle estão nas duas pontas do proceso produtivo, um no começo e o outro no final.

Chiavenato (2008, p. 27) afirma que o PCP atua sobre os meios de produção com o propósito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados, a fim de aumentar a eficácia.

Funções e limitações do PCP

Russomano (1995) lista as seguintes funções do PCP:

Gestão de estoques;

Emissão de ordens de produção;

Programação das ordens;

Movimentação das ordens de fabricação;

Acompanhamento da produção.

Uma forma de caracterizar todas as decisões de planejamento e controle é como fazer uma conciliação do potencial da operação de fornecer produtos e serviços com a demanda de seus consumidores. Todas as situações de planejamento e controle acontecem sob limitações de recursos. Os mais conhecidos são: limitações de custos, limitações da capacidade, limitações de tempo e limitações de qualidade (SLACK, 2002).

O PCP interage com as demais áreas da empresa com o objetivo de utilizar os recursos empresariais: materiais, humanos, financeiros, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com