TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O coronelismo atual

Resenha: O coronelismo atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

O coronelismo atual

Logo após as conquistas democráticas vividas no brasil, os poderosos governntes apropriaram-se de uma prática queos fariam continuadores na detenção do poder, detençã essa dada por uma rede, um sistema, uma distribuiçao de trefas, chemem como queiram! que através de suas malhas, vinculavaam os proxmos ‘administradores’ do governo, do estado, chegando ate o mais alto escalão, que assim como uma rede, uma corrente se prtegiam e impulsionavam-se, juntos e com força. Mas qual o meio que garatia esse sistema? O que fazia o povo (já que se tratava de uma demos=povo, cracia=poder) não se rebelar e elegrem os mais capacitaados e qualquer que se encontre dentre deles que visava o bem comum(democracia= votar e ser votado)?

Muitos irão abrir a boca e dizer: aaaa naquela nefasta e miseravel epoca, os pobres e oprimidos eram obrigados pelas pontas da malha(os coronéis) a votar em quem quisessem, quem bem entederem, a força!

Concordo plenamente, mas percebo tambem que não seria necessário a utilizaçao da coerção+coação, como antes era feito, e tenho notado isso a cada dia que se apoxima da atual eleição. Bem melhor usar da demagogia, da falácia, da troca de favores, que assim como antes aind persistem, prefeitos tem seus deputados e governadores, ou melhor, sua malha, que elegem garantindo sua força impusionista para os proximos anos, eles (os poderosos ) perceberam que é muito mais fácil, e licito usar da ignorancia do povo, da imcapacidade de raciocinar, do silogismo mecanico de: fulaninho apoia cicrano, logo cicrano é o melhor. não somos maquinas obedientes aos poderosos, temos infinita e inpecuniaária capacidade do ser, do pensar, que faz de nós seres pensantes, capazes de decidir o melhor ( não para si, mas para o bem comum). Aaa desisto! Esqueci do egoismo e do individualismo que impedem que uma socieda cresca e que, infelismente, esta enreaizado na mentes dos brasileiros. Me pego várias vezes pensando (na ardua missao de encontrar um poderoso que melhor me represente, já que não devemos jogar fora o sangue e o suor que muitos derramaram para que esse momento existisse) vou votar em fulano, mas esperee... fulano é aliado de cicrano??? pasmem, sim fulano é aliado de cicrano envolvido em iumeras falcatruas, se envolveu fulano procurando engrossar a malha de sua rede, que cicrano com suas mentiras, falacias, demagogia, falcatrua, domina o povo que não quer se libertar por sua ignorancia. E assim a rede continua capturando os pobres peixes, literalmente, submersos pelo mar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com