TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estilo de liderança de Barack Obama

Projeto de pesquisa: O estilo de liderança de Barack Obama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  2.513 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Barack Hussein Obama II1 nasceu em 4 de agosto de 1961 em Honolulu, no estado americano do Havai,2 3 4 sendo o primeiro presidente a ter nascido no Havaí.5 Seu pai, Barack Obama, Sr., foi um economista queniano, nascido em Nyang’oma Kogelo, distrito de Siaya, Quênia. Sua mãe, Ann Dunham, foi antropóloga, branca, nascida em Wichita, no estado do Kansas.6 O pai de Obama era da etnia luo, um grupo étnico africano encontrado no Quênia, no leste de Uganda e no norte da Tanzânia.

Quando o pequeno Obama tinha 2 anos, seus pais se divorciam. Seu pai ingressou na Universidade de Harvard e, depois de concluí-la, retorna ao Kenya. Em 1.982, Barack Obama (pai), faleceu em um acidente automobilístico.

Barack Hussein Obama Jr. passou parte da infância no Havaí e na Indonésia, para onde sua mãe se mudou depois de divorciar-se do pai e se casar novamente. Aos dez anos, porém, o menino retornou ao Havaí, onde viveu sob os cuidados das avós maternos.

Frequentou o Occidental College de Los Angeles, escola preparatória, que possibilitou seu ingresso na Columbia University em Nova Iorque, onde se formou bacharel em ciências políticas em 1985. Após uma breve estadia em Chicago, ingressou na Escola de Direito de Harvard, terminando seu Doutorado em 1991. Em Harvard, Obama foi presidente da Harvard Law Review (uma espécie de jornal mensal para os acadêmicos). Entrou para a história, pois foi o primeiro negro a tornar-se presidente da Harvard Law Review.

Trabalhando em uma firma de advogados em Chicago, onde conheceu sua esposa, Michelle Robinson. Obama e Michelle casaram-se em 1992 e tiveram duas filhas, Malia, que nasceu em 1999, e Sasha, nascida em 2001.

Desenvolvimento

Estilo de liderança de Barack Obama

Barack Obama é bom ouvinte, organizado, excelente gestor, um homem de ação, conciliador, eclético, pragmático e transparente. Para Obama, os norte-americanos, deveriam percorrer juntos a trajetória da crise e da mudança.

O estilo de liderar que vem desenhando é bastante peculiar, totalmente distinto do governo anterior. Obama tem visão de conjunto e não acredita em empilhar políticas de acordo com uma determinada urgência ou uma prioridade excludente. Obama é pragmático, tem um programa de governo que é pragmático o suficiente para ser ajustável às circunstâncias. É um líder altamente influente que acredita que trabalhar em equipe para conseguir mudar as coisas. Como líder da potência econômica mais influente do mundo, Barack Obama atua com o propósito de reforçar e assegurar ao povo americano segurança em relação aos ataques terroristas. Está sendo lembrado por seu discurso liberal com uma linguagem conservadora, e por abrir novos caminhos na política americana, envolvendo entusiasticamente os jovens à seu favor.

Através da sua forma de liderar que delega responsabilidades e tarefas aos membros de sua equipe, e é pela identificação das peculiaridades que seus colaboradores são capazes de compreender e executar de forma satisfatória essas tarefas.

É sensível o bastante para lidar com pessoas sabendo que cada uma delas apresentará necessidades diferentes, no intuito que estas pessoas busquem um objetivo comum entusiasticamente, inspirando-as mais através de quem são e não do que fazem. Possui estilo de liderança democrática, as diretrizes são debatidas pela equipe estimulado e assistida por ele, o próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando seu apoio técnico quando necessário, passando até a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher, a divisão das tarefas fica a critério da própria equipe, é objetivo e limita-se aos fatos. É um exemplo para os seus liderados, sobretudo no que diz respeito a ética e responsabilidade social.

É visto como um líder capaz de inspirar a ação. Inspira confiança por meio do seu caráter. Capaz de despertar em seus liderados a confiança de que necessitam.

Sempre procurou se especializar e, inclusive já deu declarações de que os profissionais que trabalham com ele têm cursos de coaching, uma vez que ele quer pessoas de pulso firme e que o ajudem à tomar decisões importantes para o país. Além disso, ele próprio já fez o curso de coeching executivo, para aprimorar suas habilidades como líder e motivar as pessoas ao seu redor a serem pró-ativas, tomarem decisões inteligentes e tudo isso sem perder o carisma, que é marca registrada do presidente.

Realizador, uma pessoa de ação que conduz o país aos múltiplos resultados acordados com o povo. Possui uma liderança marcada por resultados, com equipe madura e qualificada que tem o poder da autonomia.

Características do líder Barack Obama

• Define e articula seu objetivo,

• Transmite segurança e preocupa em passar uma impressão positiva,

• Constrói, guia e fortalece uma equipe vencedora, e sustenta suas idéias e suas metas,

• Tem na sua equipe pessoas que se identificam e ajudam a espalhar sua mensagem,

• Enfrenta e supera desafios com dignidade e confiança.

Com estas características a sociedade espera que o país seja participante da construção de uma sociedade mais justa, onde toda a forma de vida seja respeitada e onde as pessoas tenham oportunidades de realização de acordo com suas potencialidades.

Enfim, Barack Obama possui uma liderança que gera resultados.

Presidência de Barack Obama

A Presidência de Barack Obama teve início ao meio-dia de 20 de janeiro de 2009, quando se tornou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com