TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme "1492 -" Conquista do Paraíso "

Resenha: O filme "1492 -" Conquista do Paraíso ". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Resenha  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 4

O ENCONTRO

Colombo ao avistar terra pensa ter chegado ao lugar de destino, acredita que havia atingido as Índias, conforme planejado. O primeiro contato é amistoso e carregado de curiosidade por ambas as partes. Com o passar do tempo, os europeus deixam claro qual o seu interesse em estar ali e esse mesmo interesse é percebido pelos nativos, principalmente em relação ao ouro e às mulheres.

O Novo Mundo, para os europeus, era um grande achado, mas para a corte, que visualizava lucros, aquilo não era o suficiente. As "amostras" levadas à Europa e o a recepção dada pela corte sinaliza o quanto os europeus estavam interessados em riquezas e Colombo trouxera muito pouco, migalhas rústicas de um local selvagem.

O projeto de ocupação/conquista/invasão fica evidente no momento que alguns homens são designados para construir um forte na região. O que daria aos navegadores a certeza do estabelecimento. A religiosidade era utilizada para camuflar os reais motivos (Levar o Evangelho aos pagãos e os pagão à Igreja).

A VIOLÊNCIA

No decorrer da história apresentada pelo filme, a violência é tratada com uma normalidade espantosa, em especial para aqueles que ainda imaginam o contato entre europeus e americanos como algo mágico, especial e bonito. As diferenças culturais não eram tratadas como "diferenças" mas sim, classificadas como inferiores e ou superiores e isso não tinha significado algum diante da cultura elitizada e cristianizada dos europeus.

O clima de traição, violência, poder e abuso promovido pela elite é bem tratado pelo personagem Moxica, que representa muito bem os interesses da classe nobre, infestada por princípios políticos criados para atenderem a seus interesses: a dominação e a busca constante por riqueza. Por isso, o confronto entre Moxica e Colombo inicia-se a partir de pequenos desentendimentos, percebido na forma de encarar o Novo Mundo, entre uma classe em ascendência e a nobreza.

Os "nativos" são tratados com potencial de trabalho escravo, apesar do nível produtivo ser muito inferior ao conhecido na Europa. O medo e o terror são as características guias usadas para estimular o trabalho constante e rentável. Quando Moxica amputa o braço de um nativo acusando-o de estar mentindo na hora de entregar o ouro, pretendia antes de tudo, incutir o medo e o terror nos demais, descartando as possíveis tentantivas de fuga e revolta.

É muito comum os livros de história descreverem com interesse muitas batalhas. No entanto, poucas vezes trabalha a questão dos conflitos ocorridos na América pré-colombiana. Essas batalhas entre tribos podem ter dizimado muitas delas, ocasionando inclusive o extermínio de algumas. A aversão a dominação existe, mas a inocência dos nativos permite a continuação do processo de colonização (invasão) de seu território (no filme há uma cena em que os marinheiros deixados por Colombo para construção de um forte/feitoria, aparecem mortos após o seu retorno. A explicação dada pelos nativos está relacionada à vinda de guerreiros por mar. De fato,não podemos deixar de perceber que muitas outras tribos habitavam as ilhas próximas e o continente, até então, desconhecido por Colombo).

A noção de justiça está ligada aos interesses de cada classe. A Europa estava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com