TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME “1492 A CONQUISTA DO PARAÍSO”

Por:   •  3/6/2019  •  Resenha  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADES CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN

ARQUITETURA E URBANISMO

CAMILA SCHNEPPER BERALDO

ARQUITETURA BRASILEIRA I

RESENHA DO FILME “1492 A CONQUISTA DO PARAÍSO”

CURITIBA

2018

O filme se inicia conceituando em seus aspectos políticos e sociais a Espanha, a 500 anos atrás. Está sendo muito complicado para o senhor Colombo fazer todos acreditarem nas terras que existiam mar adentro, foi complicado conseguir uma autorização para explorar a Ásia a partir da viagem marítima. A igreja estava incrédula de que haveria terras após tanto mar, nessa época ela possuía influência enorme em cima da população e estava sendo praticada a Santa Inquisição.

Colombo recruta pessoas para sua viagem, procura a rainha para pedir apoio e eles fazem um acordo. A viagem para novas terras foi autorizada, mas o explorador se preocupa pois tinha dado prazos de ida e volta, mas na verdade ele não sabe se a viagem demorará 7 meses ou 2 anos, era tudo muito incerto.

Finalmente a viagem para as novas terras se inicia, passam-se 9 meses e apesar de eles estarem usando instrumentos para se guiar em auto mar, não encontraram nada. A água e a comida já estava se esgotando, a tripulação estava a ponto de morrer até que finalmente eles encontram terra, a felicidade foi generalizada. Logo após pisar em terra, Colombo assina um documento e renomeia as terras para “San Salvador” e sai explorando o terreno floresta adentro.

O primeiro contato com os índios foi pacífico, os europeus foram até as aldeias e lá participaram do dia a dia como se fossem nativos, ficaram por um determinado tempo. Naquela sociedade todos viviam em harmonia e os crimes não existiam, a sociedade era equilibrada e justa.

Conversando com um índio, Cristóvão percebeu que eles usavam metais preciosos em colares. Era chegada a hora de voltar para suas terras natais, foram deixadas nas novas terras homens para construir fortes, e a promessa do retorno às terras com mais exploradores.

Já de volta em sua terra, Colombo mostra que nas terras não antes exploradas existia ouro e metais preciosos, a viagem foi um sucesso, o que deixa a maioria da população animada, camponeses oferecem seus filhos e eles mesmos para as próximas viagens. Assim é cumprida a promessa do europeu com os índios, eles retornam as terras tropicais, mas dessa vez levando armas de fogo e artifícios para construção da igreja. De fato, eles se estabeleceram junto aos índios, vivendo então em relativa harmonia.

A necessidade pela exploração do ouro era real, e as pressões que os índios sofriam para conseguí-lo eram enormes. Mesmo procurando por 4 anos, a quantia de ouro encontrada era muito pequena. Ao duvidar que um índio não tivesse encontrado ouro, o irmão de Cristóvão, Moxica, corta fora mão de um nativo, alegando que nas terras dele era dessa maneira que se lidava com quem assalta.

Esse ato de desespero de Moxica causa uma grande revolta, e logo os nativos iniciam uma rebelião e uma matança generalizada se dá início, os índios munidos com lancetas e zarabatanas e os espanhóis de espada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com