TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme 1492: A Conquista do Paraíso

Por:   •  30/9/2018  •  Resenha  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  1.785 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES – CCHLA

CURSO LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

Disciplina: Didática - 1302105

Docente: Mara Leite Simoes

Discente: Anderson Soares e Silva Cândido – 20160119149

O filme 1492, A Conquista do Paraíso (1492: The Conquest of Paradise título original) é um filme do gênero épico e dramático dirigido por Ridley Scott e escrito por Roselyne Bosch. A história narra à viagem feita por Cristóvão Colombo às Índias Ocidentais em 1492, que ocasionou no encontro de um continente até então desconhecido pelos habitantes da Europa e da Ásia, no dia 12 de outubro desse ano. Além disso, o filme destaca a importância e o efeito desse encontro para os povos nativos durante os primeiros anos de invasão.

RESENHA

Cristovão Colombo é um navegador que pretende conseguir chegar à Índia pelo ocidente, objetivo até então nunca concebido, assim obtendo uma nova rota para comercialização de especiarias na Índia, para isso era necessário o financiamento de recursos para a viagem.

 Colombo buscava uma audição com a rainha para conseguir a aquisição financeira. A viagem tinha como objetivo chegar a conseguir até as Índias a partir de uma nova rota, porquetodas as rotas que existiam naquela época passavam pelo mediterrâneo que estava sobre a ocupação dos turcos otomanos, para isso Colombo procura a Universidade de Salamanca em busca de apoio, argumentando a sua tese de que seria capaz de chegar à Índia por uma nova rota pelo ocidente. De volta ao mosteiro o qual se abrigava Colombo recebe a notícia da rejeição da Universidade em sua proposta.  

Em desespero a rejeição dos seus planos Colombo se descontrola, e por conta do seu posicionamento conflitante a igreja foi punido com a penitência e o voto de silêncio.  Nessa época a Europa passava por uma significativa inquisição aos Hereges, a igreja exercendo forte influência sobre os estados.  Durante sua pena ele recebe a visita de Martin Afonso Pinzon, o qual leva a Colombo um  banqueiro e diz que conseguirá uma audiência com a rainha.  A audiência com a rainha ocorre com influência do nobre Sanchez que faz com que ela conceda o apoio.

        Antes de partir, Colombo assina um documento com os chamados reis católicos (Fernando de Aragão e Izabel de Costela) que concedia a Colombo os títulos e cargos de almirante, vice-rei, governador e capitão geral de todas as terras e ilhas que descobrisse. Esses títulos eram vitalícios e hereditários, tudo isso foi dado ao genovês Cristóvão Colombo no caso de descoberta de novas terras.

         Associado com os irmãos Pinzon, Colombo partiu do Porto de Palos no dia 3 de Agosto de 1492 com uma Nau (Santa Maria) e duas Caravelas (Pinta e Nina) seguindo pelo Atlântico em linha reta, acreditando assim que chegaria as Índias. Nessa parte do filme, são mostrados trechos da viagem até chegar o dia 12 de Outubro, onde eles avistam terra firme e chegam na Ilha de Guarani (Atual São Salvador). Acreditando estar nas Índias, Colombo se sente vitorioso e nem sequer imagina que encontrou terras desconhecidas e que haviam nativos naquele local.

        O filme aborda, de início, um contato amistoso e mostra Colombo fazendo uma aproximação não violenta e cordial com os nativos, de modo que os índios os recebem com certa alegria, Colombo diz em suas cartas que os nativos andavam nus e descobertos, ele escreve que descobriu um paraíso na terra.

Sua viagem continua e começa a descobrir novas ilhas, que as batizou Santa Maria de La Concepcion, Fernandina, Isabela e Joana. Nesta última é a atual Cuba, e nela se constatou a existência de ouro.

        Com o achado do novo mundo por Colombo a Espanha mais tarde tornar-se-ia uma potência econômica com grande quantidade de ouro e prata, vindos do novo mundo, essa colonização de exploração ficou conhecida como a colonização da “espada e da cruz”, pois foi feita pela espada, ou seja, pela violência, e pela cruz, que é a religião.

        Cristovão Colombo é recebido com grande alegria e euforia na Espanha por ter achado as supostas ilhas perto da China Pizon morre de febre. Ocorre um jantar com a realeza e Cristóvão mostra o que conseguiu e fala como é o ambiente e mostra os índios que vieram com ele e o ouro doado por eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (225.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com