TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O modernismo revisitado

Por:   •  30/11/2015  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 2

Eduardo Jardim de Moraes, autor de O modernismo revisitado, professor de filosofia, fez mestrado na PUC, doutorado na UFRJ e pós doutorado na Alemanha. Ele é uma referência obrigatória no modernismo brasileiro, com ênfase no modernismo de Mário de Andrade, por vezes citado em sua obra. Entre seus principais trabalhos, encontramos Mário de Andrade: A Morte do Poeta e A Brasilidade Modernista: Sua Dimensão Filosófica.

A questão é que o início do movimento modernista brasileiro foi baseado na aplicação direta e imediata da cultura europeia no solo nacional. Na época, a Europa era a grande influência mundial de desenvolvimento porém este processo não foi bem sucedido. O atraso brasileiro foi evidente perante às novidades europeias.

Diante disso, na segunda fase do movimento, os artistas buscaram uma nova solução. As singularidades do Brasil foram exploradas para de fato construir o modernismo uma vez que a cultura europeia não se adequava aos padrões brasileiros. Para o Brasil evoluir artisticamente e criar uma verdadeira identidade, era preciso incorporar os padrões nacionais na arte, a fim de inserir o Brasil no panorama internacional. Mário de Andrade, citado ao longo do texto, afirmou “Nós temos que criar uma arte brasileira. Esse é o único meio de sermos artisticamente civilizados”.

Além de Mário de Andrade, Eduardo Jardim citou outros importantes artistas e críticos da época, como Oswald de Andrade e Tristão de Athayde, sendo este um dos que ergueu a voz contra o modernismo. O autor, além de explorar a questão do modernismo, apresentou sua posição crítica ao movimento.

Outra questão importante tratada no texto foi a polêmica que eclodiu a respeito da exposição de Anita Malfatti, diante das críticas de Monteiro Lobato às suas obras. A oposição entre os modernos e os defensores da velha ordem estética ficou claro em 1917, um ano inaugural.

Ao longo do texto, Eduardo Jardim trata sobre o modernismo brasileiro e as modificações que repercutiram na sociedade. O modernismo só seria concretizado com a criação de uma identidade nacional diante de um Brasil atrasado perante às outras nações. A modernização só se tornaria viável se o nacional fosse valorizado.

Dessa forma, Modernismo Revisitado é uma vasta fonte de conhecimento sobre o modernismo. Eduardo Jardim consegue expor as principais questões do momento de forma simples e ampla pois ao mesmo tempo que foge de uma linguagem erudita, de forma que a compreensão é facilitada, ele complementa a obra com artigos e cartas que retratam a visão dos modernistas da época e fundamentam seu texto. O leitor é guiado pelo caminho percorrido pelos modernistas da conturbação inicial até a consolidação do Brasil no cenário moderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com