TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema de saude brasileiro

Por:   •  29/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

“O sistema de saúde brasileiro: historia, avanços e desafios”

Os artigos Saúde no Brasil 1 foi publicado online dia 9 de maio de 2011 e é o primeiro dos seis fascículos de saúde no Brasil e está disponível em www. Thelancer.com.

Foi escrito pelos autores, Jairnilson Silva Paim graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1972), mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia(1975), doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2007). Paim (Professor Titular da UFBA), Claudia Maria de Rezende Travassos graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1975) Pesquisadora Titular do ICICT/FIOCRUZ), Celia Maria de Almeida Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1972) Pesquisadora Titular da ENSP/FIOCRUZ, Ligia Bahia graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) Prof. Associada da UFRJ e James Macinko Biólogo pela Universidade de Arizona, EUA (1990), Prof. Associado da NYU.

Neste artigo, os autores trazem para o leitor dados sócio demográficos do País e suas transições, mostrando a mudança da forma como a saúde é tratada no Brasil, embasado em questões históricas e dados científicos e desafios do sistema de saúde brasileiro, tendo como foco principal os indicadores do sistema de saúde, mais conhecido como “SUS”. Seus propósitos foram de examinar a organização, desenvolvimento e o estado atual do sistema de saúde brasileiro, bem como discutir certos componentes e desafios do SUS.

O Brasil tem amplas desigualdade regionais e sociais, cujo território possui 8,5 bilhões de quilômetros quadrados, o que representa 47% da América do Sul. O mesmo foi uma colônia de Portugal desde 1500, conquistou a independência em 1822, mas foi em 1889 que se tornou uma republica. O Brasil passou por períodos de industrialização, instabilidade politica, golpes militares e governos autoritários com um breve período democrático. Nessa época houve uma dicotomia entre saúde publica e assistência médica, proteção social fragmentada e desigual e sistema de saúde predominante privado, concentrado nos centros urbanos.

A reforma sanitária brasileira foi impulsionada pela sociedade civil, não por governos, partidos ou organizações internacionais. O SUS no Brasil foi instituído pela constituição de 1988, para garantis os direitos fundamentais do cidadão, estabelecendo assim uma conquista sem precedentes para o País. O mesmo foi criado com o objetivo de prover uma atenção abrangente e universal, preventiva e curativa, pro meio da gestão e prestação descentralizada de serviços de saúde, promovendo a participação da comunidade em todos os níveis de governo.

Apesar de todas as limitações o SUS conseguiu algumas mudanças bem significativas no campo das politicas publicas de saúde como: aos atendimentos mais simples e de emergência atingindo uma cobertura universal de vacinação que em minha opinião foi muito importante para os idosos e nossas crianças, houve uma redução significativa da taxa de imortalidade infantil, melhorou à assistência pré-natal e houve investimentos na expansão dos recursos humanos e de tecnologia, incluindo grandes esforços para fabricar os produtos farmacêuticos mais essenciais ao País. Isso favoreceu muitas pessoas com remédios para pressões alta e baixa, diabéticos, entre outros que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com