TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DE MOEDAS, OPERAÇÕES COMERCIAIS

Projeto de pesquisa: ORIGEM DE MOEDAS, OPERAÇÕES COMERCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Analisar historicamente as origens e justificativas do uso da moeda e da cobrança de juros, conhecer a aplicação praticada dos conhecimentos da matemática financeira no publico e privado.

Tópicos.

A origem da moeda

Operações comerciais

Juros

Produtos Financeiros

Metodologia de apuração da inflação

Ilustração

ORIGENS DAS MOEDAS, OPERAÇÕES COMERCIAIS.

A moeda se originou da necessidade dos indivíduos de trocar o que lhe sobrava por aquilo que lhe faltava, faziam isto inicialmente de forma direta, ou seja, produto que sobrava por produto que faltava sem considerar o valor de ambos, isto era chamado de Escambo.

Em seguida surge à moeda-mercadoria:

Gado, principalmente o bovino, foi dos mais utilizados; apresentava vantagens de locomoção própria, reprodução e prestação de serviço

Sal, de difícil obtenção, principalmente no interior dos continentes, era muito utilizado na conservação de alimentos.

Açúcar, Tabaco, Pau-Brasil etc.

Mercadoria de aceitação da maioria com isto facilitava sua troca.

Com a descoberta dos metais especialmente do ouro e a prata esta moeda-mercadoria deixa de ser usada, passando estes metais a ocupar o lugar das mercadorias, começa ai a percepção de valor das mercadorias.

Por apresentar vantagens como a possibilidade de entesouramento, divisibilidade, raridade, facilidade de transporte e beleza, o metal se elegeu como principal padrão de valor. Era trocado sob as formas mais diversas como:

No seu estado natural

Como Barras

Braceletes

Objetos

Mais tarde, ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca indicativa de valor, dando inicio as operações comerciais que já eram feitas mais sem valor especifico.

Surgem, então, no século VII a.C., as primeiras moedas com características das atuais, já na idade media surgem os “Recibos” com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mão em mão e dando origem à moeda de papel.

No Brasil o primeiro bilhete Bancário surge em 1810 lançado pelo Banco do Brasil.

Atualmente quase todos os países possuem seus bancos centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.

A moeda de papel evoluiu quanto à técnica utilizada na sua impressão. Hoje a confecção de cédulas utiliza papel especialmente preparado e diversos processos de impressão que se complementam, dando ao produto final grande margem de segurança e condições de durabilidade.

Os Juros

Os juros e os impostos existem desde a época dos primeiros registros de civilizações existentes na Terra. Um dos primeiros indícios apareceu na já na Babilônia no ano de 2000 aC.

Nas citações mais antigas, os juros eram pagos pelo uso de sementes ou de outras conveniências emprestadas; os juros eram pagos sob a forma de sementes ou de outros bens. Muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas.

A História também revela que a ideia se tinha tornado tão bem estabelecida que já existia uma firma de banqueiros internacionais em 575 aC, com os escritórios centrais na Babilônia. Sua renda era proveniente das altas taxas de juros cobradas pelo uso de seu dinheiro para o financiamento do comércio internacional.

O juro não é apenas uma das nossas mais antigas aplicações da Matemática Financeira e Economia, mas também seus usos sofreram poucas mudanças através dos tempos. 

Como em todas as instruções que tem existido por milhares de anos, algumas das práticas relativas a juros tem sido modificadas para satisfazerem às exigências atuais, mas alguns dos antigos costumes ainda persistem de tal modo que o seu uso nos dias atuais ainda envolve alguns procedimentos incômodos.

Entretanto, devemos lembrar que todas as antigas práticas que ainda persistem foram inteiramente lógicas no tempo de sua origem. Por exemplo, quando as sementes eram emprestadas para a semeadura de certa área, era lógico esperar o pagamento na próxima colheita - no prazo de um ano.

Assim, o cálculo de juros numa base anual era mais razoável; tão quanto o estabelecimento de juros compostos para o financiamento das antigas viagens comerciais, que não poderiam ser concluídas em um ano. Conforme a necessidade de cada época, foi se criando novas formas de se trabalhar com a relação tempo-juros (juros semestral, bimestral, diário, etc).

Produtos financeiros relacionados a Empréstimo

CRÉDITO RÁPIDO

Empréstimo para funcionário público feito diretamente no terminal de atendimento, com aprovação do banco com juros simples e parcelas de até 30 reais 

CRÉDI-SÁLARIO

O Credi-Salário é feito servidor público ou de empresa conveniada, que recebe salário através de crédito em conta corrente no Banese. Prazo de até 98 meses para pagamento; Prestações fixas, debitadas em conta corrente juros compostos.

CREDI-CHEQUE

É uma antecipação feita a pessoas jurídica que tem um cotia muito grande de cheque que só serão descontado meses depois juros simples.

CREDI-EDUCAÇÃO

Empréstimo feito para compra de materiais escolares juros simples 

CREDI-INVESTI

Empréstimo feito para microempreendedor e pequenos comerciantes Até 24 meses, sem carência – Capital de Giro; Até 36 meses, incluindo até 03 meses de carência - Fixo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com