TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Moeda

Trabalho Universitário: Origem Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

A origem da moeda surgiu depois de uma longa evolução. Esta ligada a história do dinheiro e das trocas comerciais.

Antigamente, se praticava o escambo, que é a troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor. Geralmente, eram mercadorias de necessidades da comunidade, por exemplo, troca de peixes por milho. Ele produzia e trocava o excedente do produzido.

Nesta forma de troca, no entanto, ocorriam dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados.

Os mais utilizados como moeda-mercadoria era o gado, sal, o pau-brasil, açúcar, e outros.

Aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as moedas–mercadorias.

A moeda surgiu como uma consequência natural deste processo de trocas de bens e serviços.

Com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram inconvenientes às transações comerciais, devido à oscilação de seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem facilmente perecíveis, não permitindo o acúmulo de riquezas.

Quando o homem descobriu o metal, logo passou a utiliza-lo como moeda-mercadoria. Por apresentar vantagens como a possibilidade de entesouramento, divisibilidade, raridade, facilidade de transporte e beleza, o metal se elegeu como principal padrão de valor.

O metal comercializado da forma natural ou de barras, exigia aferição de peso e avaliação de seu grau de pureza a cada troca. Mais tarde, ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca indicativa de valor, que também apontava o responsável pela sua emissão. Essa medida agilizou as transações, dispensando a pesagem e permitindo a imediata identificação da quantidade de metal oferecida para troca.

As moedas refletem a mentalidade de um povo e de sua época. Nelas podem ser observados aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e culturais. A princípio, as peças eram fabricadas por processos manuais muito rudimentares e tinham seus bordos irregulares, não sendo, como hoje, peças absolutamente iguais umas às outras. Além disso, as moedas sofreram um processo de cunhagem onde a origem da moeda e a representação de algum reino ou governante ficariam registrados. Uma das mais antigas moedas com o rosto de um monarca foi feita em homenagem ao rei macedônico Alexandre, O Grande.

As primeiras ligas metálicas utilizadas na fabricação de moedas foram o ouro e a prata. Ao longo dos séculos, a requisição de jazidas de ouro e de prata para a fabricação de moedas acabou se tornando cada vez mais difícil. Por isso, o papel moeda acabou ganhando maior espaço no desenvolvimento das transações comerciais.

Hoje em dia, as moedas são usadas para transações de baixo valor e são valorizadas pela sua durabilidade. Foram substituídas mais pelo o uso do papel moeda, cartões de crédito e cheques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com