TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dinossauros

Por:   •  22/5/2016  •  Ensaio  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

OS DINOSSAUROS

Por: Kátia J. A. Mota

Heisenberg A. M. Ramos

Extintos há milhões de anos, os dinossauros habitaram a terra por muito tempo e ocuparam toda sua extensão. Hoje, encontramos fósseis de diversas espécies espalhados por todo o planeta. Muitas pessoas ainda questionam sobre sua existência e duvidam que tais criaturas tenham de fato habitado a Terra. Porém, é fato que seus fósseis podem ser encontrados em diversas partes, até mesmos nos mais remotos lugares. Sertanejos já tiveram a oportunidade de descobrir alguns desses fósseis, o que levou muitos a repensar sobre suas crenças.

Eles surgiram em nosso planeta há cerca de 220 milhões de anos, e dominaram a Terra por toda a Era Mesozoica, conhecida por isso como Era dos Grande Répteis, que durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás.

Esses enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e insetos. Pesavam, na maioria dos casos, grandes toneladas e, por isso, tinham uma grande dificuldade de deslocamento em função de seu peso.

Sobre sua extinção, a teoria mais aceita é a que defende a queda de um asteroide na região do atual México, no período Cretáceo. Segundo paleontólogos, esse asteroide teria aproximadamente 14 km de diâmetro e no momento do impacto, levantou uma nuvem de poeira que cobriu a Terra por meses, prejudicando a qualidade do ar e impedindo a penetração de raios solares. Muitos vegetais e animais morreram com a falta de luz solar, e, sem alimentação abundante, os dinossauros também foram desaparecendo.

Após um longo período sem vida na terra, houve grandes mudanças climáticas e surgiram outras espécies que se adaptaram ao ambiente. Eis que surgiam os descendentes dos dinossauros. Através da paleontologia, ciência que estuda os animais e vegetais fósseis, pudemos conhecer um pouco mais sobre a vida dos dinossauros, e conhecer algumas características das espécies. Por exemplo, o velociraptor, uma espécie bastante rápida de predador, evoluiu para algumas espécies de aves que conhecemos hoje. Outras diversas espécies de lagartos, que também evoluíram, são parentes diretos de alguns tipos de dinossauros, como o dragão de Comodo.

As principais espécies de dinossauros foram:

Velociraptor, Gigantossauro, Tiranossauro Rex, Pteranodon, Rex Diplodocus, Antarctossauro, Saltasaurus, Elasmosaurus, Brachiosaurus, Dilofossauro, Carnotauro, Plesiossauro, Megalodon, Megalossauro, Mosassauro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com