TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL NO SETOR EDUCACIONAL: UMA OBSERVÂNCIA À HISTÓRIA LOCAL (PARQUE DOS DINOSSAUROS)

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

  A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL NO SETOR EDUCACIONAL: UMA OBSERVÂNCIA À HISTÓRIA LOCAL (PARQUE DOS DINOSSAUROS)

  1. INTRODUÇÃO

A preservação do patrimônio Histórico e cultural da região é de extrema importância para a perpetuação da cultura local. Neste sentido, a escola pode ajudar nesta preservação histórica através de ações que venham a inserir as novas gerações em um contexto de aprendizagem para a valorização da cultura local, para tanto, deve investir em um conjunto de ações metodológicas e extra curriculares que venham a contribuir para o alcance desta meta.

Vale salientar que, tudo que foi produzido pelo trabalho humano faz parte da cultura. O homem cria situações para se adaptar a ela. A cultura é um “fenômeno social” que representa o nível de desenvolvimento alcançado pela sociedade no que diz respeito a conhecimento, crença, arte, literatura, educação, costumes, ciência, moral, leis e hábitos diferentes adquiridos pelo homem. Este, está sujeito às necessidades do meio, que têm de ser atendidas para que os indivíduos possam sobreviver e procriar. Para tanto, ele desenvolve um ambiente secundário e artificial, este ambiente nada mais é do que a cultura.

Nesta perspectiva, a Educação Patrimonial constitui um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo no qual, a partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, o trabalho de Educação Patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural (HORTA et al., 1999).

O presente trabalho consiste em discutir teoricamente acerca da importância da valorização do patrimônio histórico da região de São José do Rio do Peixe a partir de propostas pedagógicas que valorizem as riquezas provenientes da história que demonstra a presença de dinossauros há muitos anos atrás nesta região.

  1. JUSTIFICATIVA

Sabendo da existência do Parque dos Dinossauros, que é localizado na Bacia do Rio do Peixe e abrange terras dos municípios de Sousa, São João do Rio do Peixe e Uiraúna, tendo sido descoberto há cerca de 80 anos, quando Luciano Jacques de Moraes desempenhava trabalho de pesquisa de solo no Sertão paraibano, foi analisada a necessidade de um trabalho acadêmico voltado para a valorização desta riqueza histórica, no sentido de enriquecer a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental através de projetos pedagógicos que renovem a metodologia escolar, no sentido de trabalhar questões relacionadas a história local da região, investindo em atividades didáticas que propiciem maior motivação escolar para os alunos.


  1. OBJETIVOS

  1.  OBJETIVO GERAL

Valorizar o patrimônio histórico e cultural da região de São João do Rio do peixe a partir da diversificação metodológica e inovação curricular da escola para o Ensino Fundamental.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propiciar a perpetuação da cultura histórica e cultural da região;
  • Inovar a grade curricular da escola;
  • Propiciar maior motivação para a aprendizagem escolar a partir de atividades didáticas renovadoras que despertem o interesse dos alunos pela escola;
  • Mostrar as riquezas regionais a partir de estratégias escolares para as novas gerações.
  1. METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde serão abordadas considerações teóricas de diferentes autores, somando-se a história do Parque dos Dinossauros e suas diversas provas documentarias (imagens de pegadas) existentes no parque. Neste sentido, o trabalho abrangerá as questões que poderão promover a renovação metodológica escolar a partir de uma proposta pedagógica que tem como aspectos principais, o ensino da história local através de metodologias diversificadas em sala de aula, mais precisamente através da utilização de imagens, textos, enriquecendo assim o currículo escolar e motivando os alunos quanto a valorização da história da sua cidade.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 A EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

Sabe-se que a Educação não pode estar alheia à realidade cultural e histórica da população onde está inserida. Neste sentido, vale lembrar que a LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional indica que,

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (LDBEN, art. 1º).

Neste sentido, o trabalho com a Educação Patrimonial proporciona um processo de reflexão sobre os bens culturais e sociais através de ações de ordem educacional. Segundo Oriá (2003) isto envolve um trabalho de alfabetização cultural que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, conduzindo-o à compreensão acerca da realidade do contexto sociocultural no qual está inserido.

Vale destacar que a proposta metodológica para o desenvolvimento de ações educacionais voltadas para o uso e a apropriação dos bens culturais foi produzida em 1983, mais precisamente no Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), inspirando-se no trabalho pedagógico desenvolvido na Inglaterra sob a designação de Heritage Education. (HORTA et al., 1999). Experiências desta natureza servem de subsídios acerca da importância do desenvolvimento de ações educacionais que promovam a aprendizagem cultural nos ambientes escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com