TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos dos dinossauros e pteroussauros do Brasil

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 10

Dinossauros e Pterossauros do Brasil

A palestra foi baseada na APOSTILA DE ORIENTAÇÃO PARA OS MONITORES DO MUSEU ANTARES, a qual possui informações detalhadas para a apresentação.

Slide 1: Título da palestra

Slide 2: O que significa a palavra Dinossauro?

  • Destacar nesta parte do slide o conceito da palavra Dinossauro;
  • Falar quem criou o termo;
  • E o intuito da criação desta palavra;
  • Contextualizar os dinossauros com os conhecimentos preexistentes; (perguntar o que as crianças ou quem está assistindo a palestra o que eles sabem sobre os dinossauros)

Uma das maiores contribuições para a Paleontologia ( a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis) Foi dada pelo paleontólogo inglês Richard Owen, que além de outras descobertas de suma importância, criou, em 1841, o nome dinossauro (que significa lagartos que metem medo), o  intuito de criar essa palavra era o de diferenciar a classificação destes animais, uma vez que eles já haviam se tornado extintos e tinha características diferentes dos posteriores animais para classificar um grupo de animais extintos. Os dinossauros diferem dos outros répteis por terem desenvolvido diversas feições anatômicas únicas, sobretudo na bacia e nos membros posteriores. As diferenças mais fáceis de serem identificadas são a presença de três vértebras sacrais (vértebras que unem os dois lados da bacia) e uma grande abertura no ocetábulo que é concavidade na parte lateral da cintura pélvica “bacia”, onde se aloja o fêmur.

Slide 3: E os Pterossauros, o que são?

  • Destacar o conceito da palavra Pterossauro;
  • Discutir a proximidade com os Dinossauros, deixando claro que são diferentes as suas características;
  • Chamar atenção que estes foram os primeiros vertebrados voadores;

  • Comentar sobre a Bacia do Araripe, “Paraíso dos dinossauros”.

Os pterossauros foram os primeiros vertebrados a adotar o voo como forma de vida , eles eram considerados repteis alados pois tinham o potencial voador, conhecido também como réptil de asas.

As pessoas confundem muito dinossauros com pterossauros  mas uma coisa é certa, dinossauros não são a mesma coisa  que pterossauros, são grupos semelhantes, mas com caracteristias diferentes.

Os pterossauros são encontrados em bacias sedimentares espalhadas por toda a área que hoje é o Brasil, exemplo é Bacia do Araripe considerada como um dos principais sítios arqueológicos, por isso é considerada por diversos cientistas do mundo como o  Paraiso dos Pterossauros.

Slide 4: Figura

  • Falar o período que a era mezosóica compreende e o conceito da palavra mesozoica;
  • Destacar a convivência entre os dinossauros e Pterossauros mostrados na figura;

Após a extinção em massa no final do Paleozóico ( era marcada pelo aparecimento de animais vertebrados sem mandibulas, plantas e artropodes), surgiu-se a Era Mesozoica periodo em que a Terra voltou lentamente a enriquecer com formas viventes, foi chamada de “Era dos Répteis” que data de 245 - 140 milhões de anos atrás. Também denominada de Era Secundária, sendo a penúltima das eras em que se divide a história da Terra. Foi denominada assim, devido à importância desse grupo ao atingirem durante os 140 milhões de anos da sua duração. E entre esses Répteis encontramos os dinossauros. Os primeiros fósseis de dinossauros encontrados no mundo datam do início do Mesozóico. Essa era é dividida em três períodos: Triássico ( onde surgem os primeiro dinossauros , bem como  mamíferos e ovíparos), Jurássico ( surgem formas de vida maiores que vivem no mar, ou seja, peixes e repteis marítimos , surgem mamíferos marsupiais () e multiberculados (), nele os primeiro pássaros desenvolveram-se de pequenos dinossauros , surge plantas com flores) Cretáceo ( nele os dinossauros alcançam seu ápice (), onde também no fim do período ocorre extinção em massa  dos dinossauros e de cerca de 60% dos animais da Terra havendo dessa forma quebra da cadeia alimentar  e um desequilíbrio ecológico , período também que surge os mamíferos placentários primitivos , continentes começaram a se formar e houve diversificação dos mamíferos e o auge das aves) , respectivamente.

O Mesozóico se destaca pelo surgimento dos primeiros dinossauros (diversificação e irradiação), os peixes teleósteos (grupo atual de peixes), mamíferos (placentários e marsupiais) e aves (criaturas exóticas dotadas, no início, de dentes e de cauda); bem como o inicio da separação do super continente, a Pangéia. As florestas das samambais gigantes foram sendo substituídas por florestas de árvores com pinhas, como as sequoias, e outras, como ginkgos e palmeiras primitivas. É a partir dessa época que começa a chamada revolução nos vegetais com o aparecimento das angiospermas (Plantas com flores e posteriormente com fruto). A Era Mesozoica recebeu também o nome de Idade das Cicadófitas, graças à importância que tal grupo vegetal alcançou nesta era.

Os dinossauros formam o grupo que dominou o ambiente na Era Mesozóica, com adaptações que o diferenciava dos outros répteis. A principal adaptação foi a presença de patas posteriores ou traseiras, localizadas verticalmente para abaixo do corpo (com o ângulo de 90º com a superfície). Essas “modificações” de caráter anatômico fizeram com que os dinossauros se transformassem em predadores rápidos e ativos, pois conseguiram manter o peso do seu corpo sobre as patas sem arrastar a parte ventral no chão, ou seja, conseguiram manter certa altura da parte ventral do corpo (barriga) do chão, tornando-os mais velozes em relação ao restante dos répteis.

A extinção dos Dinossauros é até hoje uma interrogação. Existem várias teorias a respeito. No entanto, hoje está sendo aceita que os dinossauros e pterossauros foram extintos por um conjunto de fatores prováveis: pela queda de meteorito/cometa, por constipação devido aos pólens produzidos pelas angiospermas, por epidemias que nessa época se alastraram por todo o planeta, bem como por mudanças climáticas, de temperatura, e por eventos vulcânicos. Porém nenhuma delas pode comprovar com exatidão como eles foram extintos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com