TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos

Por:   •  17/2/2022  •  Resenha  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 5

Os Direitos Humanos são normas estabelecidas que reconhecem e protegem a dignidade dos seres humanos. Esses direitos são para todos, independentemente da raça, sexo, religião ou nacionalidade. Esses direitos além de tudo mostram a relação que o ser humano tem com o Estado e a obrigação que o Estado tem sob essas pessoas. Para ser bem pontual, essas normas não é nada mais que o direito do ser humano a vida e a sua liberdade, seja ela de expressar sua opinião, de trabalho, e até mesmo a educação.

Esse assunto é um assunto bastante polêmico, já que as pessoas não buscam saber o real significado desses direitos e pra que eles servem. Muitas das vezes idealizam coisas que não tem fundamento.

Ouve-se muito que Direitos Humanos foram feitos para defender apenas um grupo de pessoa, em especial o grupo de presidiários. Quando se pergunta a uma pessoa aleatória o que é Direitos Humanos e pra que eles servem uma resposta muito usada é a de “são feitos pra defender bandido”, porém sabemos bem que não é apenas um grupo especifico de pessoas que são beneficiadas por esses direitos e sim um todo. Isso nos mostra a falta de conhecimento das pessoas sobre seus próprios direitos, por esse motivo acreditam em Fake News e espalham falsa verdade.

Acredito que para resolvemos esse problema no país poderiam reforçar e dar a população um pouco mais de informações sobre os Direitos Humanos, nas escolas em especial, Direitos Humanos não é tão citado como deveria, muitas vezes os alunos concluem os estudos sem se quer saber o básico dessas normas. Esse problema de interpretação sobre os Direitos humanos é bastante complicado, gera opiniões sem fundamentos.

A declaração universal dos Direitos Humanos foi divulgada em 10 de dezembro de 1948, logo após o término da segunda Guerra Mundial. A Liga das Nações Unidas foi construída em 1918 com a intenção de gerar paz na Europa, mas infelizmente não se consolidou. Em 1945, o ano em que faliu, surgiu a ONU (Organização das Nações Unidas) com a intenção de cumprir esse papel de selar a paz já que na primeira tentativa não conseguiram colocar em prática.

Após esses cenários históricos de grandes catástrofes e de muitas mortes na Europa, Eleonor Roosevelt vista como primeira dama ou a entidade dos Direitos Humanos declara os 30 artigos que forma esse documento como os princípios fundamentais da vida humana.

O documento preza por uma noção de liberdade, igualdade, fraternidade princípios liberais de liberdade individual.

É importante destacar nesse texto alguns pontos importantes. Hoje em dia, anos após esses direitos terem se tornado publico ainda vemos muitos casos que infringem com o direito do ser humano.

Um bom exemplo e recente foi o episodio com o youtuber Monark, em seu podcast publico com milhões de pessoas ouvindo, ele teve a audácia de defender o Nazismo falando a seguinte frase: “O nazista tinha que ter um partido nazista reconhecido pela lei.”.

Se isso não fosse o bastante ele ainda reforça dizendo que isso é uma maneira de se expressar. É importante ressaltar sempre que a liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca a vida do outro em risco.

Ser nazista ou defender o nazismo não é uma liberdade de expressão, é crime.

Os Direitos Humanos foram feitos para dar ou pelo menos tentar igualar a forma de vida dos seres humanos, dando direitos básicos a eles, direitos esses de viver. Sua liberdade de expressão termina quando fere a liberdade do outro, a existência do outro.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi elaborada logo após a Segunda Guerra Mundial que esse tema ganhou maior relevância devido ao holocausto imposto por Adolf Hitler que promoveu um dos maiores genocídios da história humana. Após inúmeras atrocidades vividas nesse período, a proposta desse documento era garantir a paz entre os povos e, principalmente, os direitos de todas as pessoas de forma igualitária. Assim, em 1948, diversos países uniram forças e formaram a Organização das Nações Unidas (ONU) para criar e certificar a aplicação desse documento. Composta por 30 artigos que descrevem diversos aspectos que garantem os direitos humanos, essa declaração já foi traduzida para mais de 500 idiomas.

Na concepção fornecida pela declaração universal dos direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com