TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos de Gênero

Por:   •  23/6/2023  •  Ensaio  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 5

ORTNER, Sherry. “Está a mulher para o homem assim como a natureza para a cultura?”. IN: A mulher, a cultura e a sociedade. ROSALDO, Michelle; LAMPHERE, Louise (org.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

95

Autora destaca dois problemas iniciais da antropologia: a que explica a universalidade do homem e a que explica a cultura particularmente. Nesse aspecto, a mulher aparece enquanto um status secundário – algo encarando como uma verdade universal, um fato pan-cultural.

O interesse da autora nesses problemas é mais do que acadêmico: “(...) desejo ver surgir uma mudança genuína, a emergência de uma ordem social e cultural na qual a classificação do potencial humano seja aberto às mulheres tanto quanto aos homens. A universalidade da subordinação feminina, o fato de existir em todo tipo de classificação social e econômica e em sociedades de todo grau de complexidade, indica que estamos frente a algo muito profundo e inflexível”.

96

No artigo, a autora busca explorar a lógica subjacente do pensamento cultural que assume a inferioridade feminina, buscando mostrar a natureza “altamente persuasiva da lógica”, também procura mostrar as fontes sociais e culturais da lógica para indicar onde se encontra o potencial para a mudança.

A autora afirma “é importante separar os níveis do problema”. É preciso que sejamos absolutamente claros sobre o que estamos tentando explicar antes de explica-lo.

A autora objetiva focar no fato universal do status de classe secundária culturalmente atribuído a mulher em todas as sociedades. Aqui ela suscita duas questões: 1) o que pensamos sobre isso e qual é nossa evidência de que isso é um fato universal? 2) Como explicamos esse fato, uma vez estabelecido?

97

A UNIVERSALIDADE DA SUBORDINAÇÃO FEMININA

“(...) o que constituirá evidência de que uma cultura específica considera as mulheres inferiores?”

Apresenta três dados para explicação:

• Item 1:

“(...) o elemento de ideologia cultural e as colocações informativas que explicitamente desvalorizam as mulheres e com elas, seus papéis, suas tarefas, seus produtos e seus meios sociais com menos prestigio do que os relacionados aos homens e às funções masculinas correlatas” (p.97-8)

98

• Item 2:

Esquemas simbólicos como a prerrogativa de violação, que poderão ser interpretadas implicitamente como uma colocação de avalições inferiores;

• Item 3: as classificações sócio-culturais que excluem as mulheres da participação no ou em contato com algum domínio de maior poder da sociedade.

99

Destaca os “Crow”. “Em resumo, os Crow são sem duvida um caso bastante típico. Certamente as mulheres possuem certos poderes e direitos, neste caso alguém as coloca em posições inegavelmente elevadas. Contudo, no final cai o pano: a menstruação é uma ameaça para o combate, uma das instituições mais valorizadas da tribo, uma das principais para sua auto-definição; e o objeto mais sagrado da tribo é o tabu para o olhar direto e o toque das mulheres”.

NATUREZA E CULTURA

100

Afirma que, quando consideramos a subordinação feminina enquanto um dado, devemos interpreta-la sob a luz de outros fatores universais, elaborados na estrutura da situação mais generalizada, na qual todo ser humano se encontra em qualquer cultura.

A autora aponta qual é a sua tese argumentativa: “(...) a mulher está sendo identificada com – ou se se desejar, parece ser um símbolo de – alguma coisa que cada cultura desvaloriza, alguma coisa que cada cultura determina como sendo uma ordem de existência inferior a si própria”.

Pensando na relação cultura e natureza, a autora afirma que podemos equacionar a cultura com a noção de consciência humana – sistemas de pensamento e tecnologia – por meio das quais a humanidade procura garantir o controle sobre a natureza.

As categorias de natureza e cultura são categorias conceituais

101

Para a autora, cada cultura reconhece e mantem implicitamente uma distinção entre a natureza e cultura, e que a diferença da cultura se apoia no fato de poder transcender as condições naturais e transforma-las para os seus propósitos. Portanto, cada cultura “em algum nível de percepção demonstra não ser somente distinta da natureza, mas superior a ela”.

 No problema das mulheres, a autora afirma que seu status pan-cultural secundário pode ser explicado postulando que as mulheres são identificadas ou simbolicamente associadas com a natureza, em oposição aos homens que são identificados com a cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com