TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Indios do Brasil

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

Índios do Brasil

        Como já sabemos, a grande luta dos índios sempre foi pela terra, num passado não muito distante os índios são vítimas constantes de invasões e desmatamentos de seus assentamentos onde vivem, Os descendentes dos primeiros habitantes do Brasil não existe mais na mesma proporção da do descobrimento.

       Contudo, mais espantosa é a forma arbitrária com que os índios, vêm sendo tratados ao longo da história. Em nome da necessidade de ocupação do nosso território e do desenvolvimento da nossa economia, milhares de índios foram perseguidos, escravizados e mortos. Perderam suas terras e tiveram a sua cultura descaracterizada.

      A questão do índio aborda com serenidade um dos problemas mais graves da sociedade brasileira: a condição precária em que vivem atualmente os diversos grupos indígenas do país, arriscados até a desaparecerem, caso não seja alterada a política do governo em relação e eles.

      Na história do Brasil, cada período de crescimento da economia brasileira e de ocupação do território se fez à custa de muitas mortes de índios e de tomadas de suas terras. No século XVI, os índios do litoral foram dizimados pelos colonizadores. Nos séculos seguintes, os vários ciclos da economia brasileira os destruíram: o açúcar no nordeste e o ouro e o gado em minas Gerais fizeram com que fossem expulsos de suas terras, escravizados e perseguidos pelos bandeirantes. No século XIX e no começo dos nosso, foram o ciclo do café no Sul e o da borracha na Amazônia que mais contribuíram para esse verdadeiro extermínio.

    Mas, talvez, nada tenha sido pior do que o último meio século. A ocupação da Amazônia e do Brasil central, a construção de grandes estradas como a de Belém-Brasília, a instalação dos grandes projetos econômicos geraram um verdadeiro massacre dos índios.

         Mesmo assim, ainda existem os chamados índios isolados, isto é, tribos sem qualquer contato com a sociedade brasileira. Muitos deles estão na floresta Amazônica, fugindo de empresas, cidades e estradas que avançam por suas terras. A maior parte dos índios, entretanto, tem contato com a sociedade brasileira. Vivem em terras que, em grande parte, foram invadidas por brancos e outras raças ou que não tem garantia legal.

        Há também índios que, uma vez expulsos de suas terras, passaram a viver na cidades. Muitos grupos indígenas brasileiros mantêm seus costumes, tradições e formas de vida, embora tenham incorporado novos hábitos. Hoje quase todos usam roupas, pelo menos para ir a cidade. Muitos falam português, usam dinheiro, compram alimentos e objetos industriais e vendem alguma produção agrícola e extrativa ou artesanato próprio. Nem por isso deixaram de ser índios, com menos direitos. Pelo contrário: são comunidades muito diferentes do resto da sociedade, com organização econômica próprias e diferenciadas.

       O que mais chama a atenção na forma de vida dos índios é a existência de uma igualdade entre eles muito maior do que em nossa sociedade. Numa comunidade indígena, todos podem usar a terra em função da relação de parentesco entre eles. Ninguém passa fome por não ter onde plantar, caçar, pescar. Não há patrões e empregados; nem ricos, nem pobres.

      A terra pertence à comunidade. Isso não quer dizer que a propriedade seja coletiva ou que todos trabalham juntos. Embora à terra seja da comunidade, o que cada indivíduo ou cada grupo de parentes possui é bem definido. Cada índio ou cada grupo de parentes tem a própria roça e não deve roubar a plantação dos outros. Enfim os índios não a preocupação de acumulação, como é na nossa sociedade. Tudo que produziam era para usarem, darem, para poderem ser generosos uns com os outros: para eles, isso significava ser rico, generoso.

     Outra coisa que chama bastante à atenção é o modo que os índios utiliza a terra, não depreda a natureza e nem extingue os animais, derruba a floresta uma vez no ano, onde faz a plantação pequena roças, que são abandonadas cerca de dois anos, depois escolhe outro lugar para plantar, até que o primeiro local das roças sejam reconstituídos e o solo não se esgote. Outro fator importante que é a qualidade do solo que os índios mantêm e a quantidade de produtos que plantam. As plantações dos índios não dão lucros, mas forma que os índios usam aterra é que faz a diferença.          È justamente nas terras usadas pelos índios que a natureza permaneceu mais integra por isso eram mais felizes que os indivíduos de nossa saciedade, que estão sempre querendo mais.

      Com relação aos índios, o dever fundamental do Estado brasileiro é garantir-lhes a posse das terras que ocupam. A Constituição Federal pode assegurar ao índio o seu direito mais valioso, a terra. Pela Constituição, as terras habitadas pelos índios são inalienável.

        Em 1973, o governo se comprometeu, através de uma lei chamada Estatuto do Índio, a demarcar- ou seja, reconhecer legalmente os limites- de todas as áreas indígenas, que são 500 áreas, no entanto, os anos se passaram e isso está longe de acontecer, mais o governo admite que um terço dessas terras (170) não conta com nenhuma proteção legal e correm o risco de ser invadidas ou tomadas. Muitas empresas no Brasil possuem, cada uma, mais terras do que o total de todas as áreas indígenas já asseguradas, que somam cerca de 3 milhões de hectares, e uma ou outra se intitulam donas de 4 milhões de hectares, isso significa que as terras onde vivem os índios são de propriedades das grandes empresas. Com isso surge as ameaças as terras e a sobrevivência dos índios. A entrada de mineradores e garimpeiros em terras indígenas é um dos maiores dramas dos índios e o governo nada fez.

       Em 1988 o governo autorizou mais de 5oo pesquisas de minérios em áreas indígenas para empresas estrangeiras e outras empresas que pertencia o próprio governo. Sendo assim essas autorizações são proibidas por lei e pela Constituição Federal 1988, compete exclusivamente ao Congresso Nacional autorização a exploração de riquezas minerais em territórios indígenas, outros fatos também ocorridos nas áreas indígenas é questão das madeireira, estradas e hidrelétricas que passam dentro das áreas de comunidades onde vivem os índios. Não se é correto dizer mais o governo sempre arranjava um jeito de enganar os índios, o fato é que o governo fez alguns projetos de colonização para atrair famílias para a Amazônia, esses projetos foram implantados nas áreas indígenas e isso provocou grandes invasões em terras indígenas, com isso houve vários conflitos entre índios e colono, com isso o governo achava que enquanto eles brigavam entre si, deixavam de enfrentar as madeireiras que exploravam suas terras e todos os projetos econômico que o governo fazia ou faz, para os índios isso só traz prejuízos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com