TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Lugares de Memória

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Aula de lugares e memória

Texto – 01

Signos sensíveis são unidades dos significados que chegam a partir dos sentidos, provocando de maneira violenta uma reminiscência, como se fosse à ideia do flashback a partir do contado com o cheiro, o som, o gosto, coisas que nos chegam e são codificados pela gente e passam a fazer sentido, bastante explorado pela literatura.

A memória involuntária é aquela provocada pelo choque dos signos sensíveis, que são capazes de evocar reminiscência (lembranças do passado) quase como se você estivesse revivendo.

Para o historiador que trabalha com memórias, se detém mais para a memória voluntaria, aquela memória que é trabalhada, que parte também de provocações, mas não necessariamente com signos sensíveis. A história oral é que o move a pesquisa de Durval Munis, embora a memória seja trabalhada em diversas áreas. Mas para o historiador é necessário entender como funciona a memória a partir das nossas especificidades.

A memória voluntaria como objeto de estudo para os historiadores aparece como um lugar muito apropriado pra gente lhe dá com psique humana, os sentidos de algumas figuras nas narrativas de algumas pessoas ou grupos.

E essa ideia da memória involuntária também foi bastante transformada nos últimos tempos, porque a gente parte de uma ideia da memória como trabalho, da memória como seleção, da memória numa relação dialética com o esquecimento, à medida que a gente lembra a gente também está esquecendo.

A memória histórica – Temos como exemplo: a censura. Quão forte é essa memória que mesmo até nos dias de hoje, nos causa desconforto somente o ato de ouvir falar, mesmo que nessa época nem todos foram contra. Mas que hoje, nem dá pra pensar. A história - como disciplina envolve uma teoria, um trabalho dos historiadores e especialistas em reconstruir esse passado a partir do presente, de forma problemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com