TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Meios do Bom Adestramento

Por:   •  23/3/2020  •  Abstract  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Os Meios do Bom Adestramento

M. Focoult

Em vez de extorquir e cobrar, o poder disciplina tem por função principal “adestrar”, ou, adestrar para cobrir mais e melhor. Não junta as forças para as subjugar; tenta uni-las e multiplica-las e utiliza-las em conjunto. Em vez de subjugar uniformemente e em massa tudo o que lhe está submetido, separa, analisa e, diferencia, leva os seus processos de decomposição até às singularidades necessárias e suficientes. Adestra as multidões móveis, confusas e inúteis de corpos e forças numa multiplicidade de elementos individuais (…) A disciplina fabrica indivíduos; é a técnica específica d num poder que vê os indivíduos como objetos e instrumentos do seu exercício.

O sucesso do poder disciplinar deve-se à utilização de instrumentos simples: o olhar hierárquico, a sanção normalizadora e a combinação destes num processo específico: o exame.

1. A Vigilância Hierárquica

O exercício da disciplina pressupõe um dispositivo que coaja por meio do olhar; um aparelho no qual as técnicas que permitem ver induzam efeitos de poder, e no qual, em contrapartida, os meios de coerção tornem claramente visíveis aqueles sobre os quais se exercem. (…)

Durante muito tempo, encontrou-se no urbanismo, na construção das cidades operárias, dos hospitais, dos asilos, das prisões e das cassas de correção este modelo de acampamento ou, pelo menos o princípio que o sustenta: o encaixotamento espacial das vigilâncias hierarquizadas.

Desenvolve-se então toda uma problemática: a de uma arquitetura que já não é feita simplesmente para ser parecida ou para vigiar o espaço exterior, mas sim para permitir um controlo interior, articulado e pormenorizado, para tornar visíveis os que nela se encontram (…)

À medida que o aparelho de produção se torna mais importante e mais complexo, à medida que aumentam o número de operários e aa divisão do trabalho, as tarefas de controlo tornam-se mais necessárias e mais difíceis. Vigiar passa a ser uma função definida, mas que deve ser parte integrante do processo de produção; deve estender-se a todo o processo. Torna-se indispensável pessoal especializado, constantemente presente e distinto dos operários:  “Na grande manufactura, tudo se faz ao toque da campainha, os operários  são coagidos e reprimidos. Os chefes, acostumados a a vê-los com um ar de superioridade e de comando, que é realmente necessário com multidão, tratam-nos de forma dura e com desprezo (…).

A vigilância torna-se operador económico decisivo, na medida em que é, simultaneamente, umas peça interna do aparelho de produção, uma engrenagem específica do poder disciplinar (…)

A vigilância hierarquizada, continua e funcional não é certamente das grandes invenções técnicas do sec. XVIII, mas a sua extensão insidiosa deve a sua importância às novas mecânicas de poder que traz consigo. Graças a ela, o poder disciplinar torna-se um sistema “integrado”, ligado do interior à economia e  aos fins do dispositivo onde é exercido. Organiza-se também como um poder múltiplo, automático e anónimo; entra a vigilância se baseie em indivíduos, o seu funcionamento é de uma rede de relações de cima para baixo, mas até certo ponto, também de baixo para cima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (393.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com