TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PACT O EMPIRE ROMENO

Seminário: PACT O EMPIRE ROMENO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Seminário  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

PACTO

IMPERIO ROMANO

Uma vês escutei em um restaurante alguém elogiar como uma grande maravilha e inteligência a história do mito da formação da cidade Romana, escutei atentamente e ouvi a tal história da loba que vai amamentar duas crianças, Rômulo e Remo que haviam sido abandonados pelos pais no leito de um rio. Pois bem, os garotos crescem e Rômulo mata o irmão para ser rei de Roma. Meu deus! Que história macabra para ser contada por séculos? E como alguém consegue se orgulhar de contar esta história que explica a formação de Roma? No mínimo isso explica a sede e desejo de poder mortífero que Roma demonstrou ao longo de sua história sangrenta.

O Império Romano, causa muita curiosidade e admiração em uma pessoa que não estuda história de forma crítica ou que veja apenas o lado daqueles que sempre sofreram com a exploração, escravidão e injustiças sociais.

As pessoas ficam admiradas ao verem o aqueduto por ser realmente uma tecnologia espantosa, inteligente e que levava água aos cidadãos Romanos, é de se espantar a tecnologia da construção do Coliseu, da Cloaca Máxima que até hoje serve de esgoto na cidade de Roma na Itália. Todas estas “maravilhas” seriam espantosamente o que existe de mais inteligente no ser – humano se não fosse à exploração, escravidão de pessoas para tornar possível o benefício dos romanos. DEVEMOS SEMPRE LEMBRAR QUE A HISTÓRIA DEVE SER VISTA DE VÁRIOS ANGULOS OU NÃO ACREDITAR EM APENAS UMA HISTÓRIA, POIS SE ASSIM FOR, PODEREMOS SER ENGANADOS OU CRIARMOS IDEIAS FALSASS SOBRE UM POVO, ETNIA E CULTURAS DIFERENTES.

Por estes motivos devemos indagar quando observarmos uma construção magnífica, pensar em quem a construiu? Quais condições estes trabalhadores passaram? Eram escravizados? Eram bem tratados? Tinham boa alimentação? Recebiam justamente por seu trabalho? ESTAS INDAGAÇÕES SERVEM TAMBÉM PARA OS DIAS DE HOJE QUANDO OBSERVAMOS ALGUMA CONSTRUÇÃO QUE NOS CHAMA ATENÇÃO, POIS AINDA EXISTE EXPLORAÇÃO NAS VARIAS FORMAS DE TRABALHO! INCLUSIVE DE TRABALHO INFANTIL!

Voltando para Roma devemos pensar na forma em que os romanos agiam para conquistar escravos e territórios, já conseguiu imaginar? Será que eles iam amigavelmente ou tinham um grande exército com aparato militar extraordinário com armamentos de grande tecnologia para época e invadiam territórios aos quais não lhe pertenciam. Dentro destes problemas existe uma palavra que chamamos de IMPERIALISTA! È isso, os romanos invadiam, matavam, roubavam e pilhavam outros povos apenas para satisfazer o seu ego ou para conquistar mais terras, mais escravos, mais ouro, mais exploração e ai, entramos em um ciclo de injustiças sem tamanho! Agora você esta se perguntando, isso foi há muito tempo e agora não ocorre mais. ENGANO SEU! Consegue lembrar de um país da atualidade que explora, faz espionagem e de alguma forma se assemelha a Roma do passado? Não lembrou?! Vou ajudar, começa com a sigla E.U.A. Perceba que ainda temos os mesmos comportamentos do passado, tudo em nome de lucrar e enriquecer cada vez mais, independente se pessoas serão escravizadas, independente da poluição do planeta ou a infelicidade do próximo. REFLITA SE ISSO É JUSTO? REFLITA SE TEMOS ALGUMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com