TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PETER DRUKER

Monografias: PETER DRUKER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo: Peter Drucker foi um visionário, julgado como um referencial no ramo da Administração. Conhecido por criar vários conceitos, teve um jeito não convencional de explorar a história da gestão e das suas idéias para o futuro. Foi escritor, professor e consultor durante anos. Ele criou conceitos que fizeram da gestão um campo legítimo de estudos acadêmicos. Ele defendia também que marketing e inovação deveriam vir antes das preocupações com finanças. O ponto-chave de sua defesa foi a visão de que a coisa mais importante em uma organização são as pessoas. Ele inspirou administradores em todo o mundo com seus artigos, conferências e mais de 30 livros. Drucker foi um grande incentivador e admirador do desenvolvimento econômico do Brasil. A influência de seus pensamentos foi tão grande que ele freqüentemente é chamado de Pai da Gestão. Ficou conhecido pela capacidade de interpretar dados do presente e prever suas implicações para o futuro no mundo dos negócios.

Palavras chaves: gestão, conceitos, Peter Drucker, negócios, futuro.

1 Introdução

Peter Ferdinand Drucker nasceu em Viena, Áustria, no dia 19 de novembro de 1909. Foi professor da Claremont Graduate Califórnia, EUA e presidente honorário da Drucker Foundation. Foi um estudioso incansável sobre as técnicas da administração. Também produziu muitos trabalhos que penetravam rigor acadêmico. Graças aos princípios e conceitos do professor, foram criadas diversas instituições brasileiras de ensino voltadas aos negócios. Como justificativa, escolhi esse tema porque ele é fundamental para a sociedade administradora aprender sobre um ícone do ramo e também como saber enfrentar o mundo dos negócios perante a experiência de vida de Peter Drucker e suas lições de exemplo. Como tomar decisões, coordenar múltiplas atividades, controlar e avaliar resultados e também definir, analisar e cumprir as metas da organização. O objetivo do artigo é ressaltar a importância de Drucker na Administração, respeitar suas teorias e comentar sobre sua vida. A metodologia utilizada é pesquisa através da internet.

2 Desenvolvimento

Peter F. Drucker foi considerado uma pessoa muito importante no ramo da Administração de empresas, pois tem inspirado e educado gerentes com seus princípios e ensinamentos sobre a prática e o estudo da administração. Foi um dos primeiros a reconhecer que funcionários dedicados e motivados eram vitais para o sucesso de uma empresa. Um pensador que investigou, identificou e examinou as teses mais significantes que confrontam os administradores, desde estratégia corporativa até estilo gerencial e mudanças sociais.

“O marketing e a inovação são as duas funções principais dos negócios. Você tem que criar um cliente, ou seja, vender. E tem que criar novas dimensões de conquistas, ou seja, inovar. Todo o resto é cálculo de custos.” – Peter Drucker. (2014)

Segundo pensamentos de Peter, o marketing, o conhecimento e a inovação representam uma nova percepção para o mundo dos negócios o que resulta em sucesso para as empresas. Quanto mais se conhecer o cliente maior será a satisfação dele em cima do produto, portanto é muito importante atender a todas as suas necessidades e desejos para que todo esse processo saia positivo para ambos os lados.

"A base da liderança eficaz é identificar qual a missão da organização, definindo-a e estabelecendo-a com clareza e visibilidade. O líder estabelece as metas, as prioridades e mantêm os padrões... " . – Peter Drucker (2014).

Conforme Drucker é preciso ter liderança, responsabilidade e visão para a empresa fluir e atingir seus objetivos. Manter a organização no ambiente de trabalho é muito importante para qualquer profissional que queira ter mais produtividade e qualidade.

 Linha do tempo de Peter Ferdinand Drucker.

Anos 20

Mudou-se para a Alemanha para estudar direito. Tornou-se editor-chefe de um grande jornal alemão, responsável pela seção de gestão internacional.

Anos 30 Recebeu o Ph.D em direito na Alemanha. Mudou-se para Londres após uma de suas redações ter sido queimada pelo Governo Nazista. Casou-se e mudou-se para os Estados Unidos como correspondente jornalístico de vários jornais britânicos.

Anos 40 Iniciou sua carreira em consultoria na General Motors que posteriormente resultou na publicação do seu primeiro livro. Tornou-se professor de filosofia e ptolítica, e colunista do The Wall Stree Journal.

Anos 50 Juntou-se ao corpo docente da New York University como professor de Administração.

Anos 60 Recebeu da mesma universidade o "Presidential Citation" – a maior honra da escola.

Anos 70 Tornou-se professor de Ciências Sociais e Gestão de pós-graduação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com