TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSTAGEM_1_PEIEC

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRATICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

NAIARA SILVA BISPO

RA: 1422040

 BERTIOGA

2015

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. IDENTIFICAÇÃO

NOME: EMEI Carrossel E Escola Municipal de Boracéia

ENDEREÇO: Alameda Mauá, S/Nº - Boracéia – São Sebastião – SP - CEP: 11600-000

TELEFONE: (12) 3867-6227

INSTITUIÇÃO MENTENEDORA DO ESTABELECIMENTO ESCOLAR: PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO

  1. Análise crítica do ambiente físico

  a) Escola com localização adequada e fácil acesso para alunos que vem com ônibus escolar gratuito disponibilizado pela Prefeitura e alguns alunos vão de bicicleta ou mesmo os que residem a poucas quadras vão a pé, os pais e pessoa da comunidade chegam até a escola através de condução própria os que têm e outros de bicicleta e a pé como alguns alunos.

   b) Espaço físico adequado para a proposta pois apesar de antiga conta com 1 sala de Direção e 1 sala de Secretaria, 5 salas de aula, 2 banheiros para educação infantil, 2 banheiros para o fundamental, dois banheiros para funcionários, sendo 1 dos banheiros com acesso, 1 cozinha com dispensa, 1 sala dos professores, 1 sala para EAP – Espaço para Apoio Pedagógico, 1 sala para leitura, 1 sala de informática, 1 deposito, 1 sala de Educação Física, 1 Quadra coberta, 1 pátio coberto onde o mesmo é utilizado como refeitório.

  c) A relação entre os alunos e o espaço é adequada pois conta com salas que atendem no máximo 25 alunos, tendo horários de intervalos diferenciados de acordo com a idade e ano que os alunos estão cursando, para ter o máximo de aproveitamento em sua utilização seja no pátio ou na quadra ou mesmo nos brinquedos como escorregador, balaço e outros.  

  d) Existe sala de Leitura e Laboratório de Informática sendo utilizada pelos alunos com frequência.

  1. Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou outras dependências:

a) Desenvolvidos projetos de Leitura, recuperação de alunos e Espaço de Apoio Pedagógico aos alunos com uma maior dificuldade no aprendizado e especiais.

b)  A sala de Leitura e utilizada sempre pelos alunos todos os dias pois a escola têm um projeto de Leitura, utilizada três vezes pelo EAP- Espaço de Apoio Pedagógico e a sala de informática até o ano passado estava sendo utilizada pois contava com um Professor de informática com aulas semanais.

c) A sala de leitura é bem utilizada e atinge bem seu objetivo com o projeto que a escola desenvolve com Leitura, a sala de informática está sem uso pois infelizmente este ano o Município não disponibilizou o professor e a sala está apenas com um computador funcionando os outros estão quebrados e a prefeitura informa não ter verba para arruma, pois mesmo sem o professor de informática os professores poderiam utilizar o espaço com os alunos em projetos de pesquisa para trabalhos.

d)  A escola dentro de sua estrutura tem profissionais excelentes e aplicados no trabalho que desenvolvem junto a escola e seus alunos, sendo a melhor da região com notas acima da média solicitada pelos órgãos competentes como o IDEB que ficou no ano de 2013 com nota 6,5, sendo que a previsão era para nota a 5,2.

e)  Outros aspectos que podem ser melhorados é a estrutura física relativa a manutenção cabendo ao órgão que a mantém fazer uma reforma com pintura, troca do alambrado da quadra e inclusive o espaço do terreno daria para construção de mais salas de aula para atender os alunos da Creche e até mesmo ao alunos do Fundamental I e II, pois os alunos do ensino fundamental vão para outo bairro para estudar.

  1. Características da gestão escolar

a) Participação dos profissionais competentes como Direção e Professores para elaboração do projeto pedagógico e regime escolar.

b) A escola conta com Conselho Escolar e APM – Associação de Pais e Mestres e ainda início da formulação do Grêmio, o Conselho e APM tem participação dos pais de alunos e funcionários da escola, tem 4 reuniões anuais ou caso seja necessário e feita reunião emergencial para tomadas de decisões na utilizar recursos disponibilizados pelo Município ou mesmo recursos ganhos pela escola em Festas para melhoria da escola sendo compra de matérias que faltam ou até mesmo reforma de algum item importante.

c) Sim pois este deve ser atendidos pela comunidade que a escola atende segundo assim as regras do regimento escolar e ajudando com apoio aos alunos nas lições de casa e em trabalhos solicitados pelos professores para que seja cumprido assim o projeto pedagógico no final do ano letivo.

d) Acho de extrema importância participação do Conselho e APM nas tomadas de decisões para o bom funcionamento da Escola junto ao Diretor(a) e profissionais que trabalham nela.

  1. Organização administrativa e pedagógica

a)

[pic 1]

b)  São oferecidos cursos de 1ª e 2ª etapa da educação infantil e cursos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, decisões tomadas com base no calendário escolar da Rede Municipal de ensino e fica a critério da Direção, organizar 4 datas festivas que são determinadas em reuniões com participação do Conselho e APM.

c)  Os professores ficam na escola da 08 as 12 hs e das 12 ás 17 hs de segunda a sexta feira, sendo que duas horas semanais são para HTPC, duas horas para HTPI e duas horas livres para HTPL estes trabalhos são coordenados pela Diretora da escola.

d) Planos de ensino são elaborados através de conteúdos básicos da rede Municipal, mais projetos do PPP – Projetos Políticos Pedagógicos, mais projetos Municipais, Estaduais e Federais.

e)  O sistema de avaliação e continuo por observação e salas de aula, contando com avaliações externas da rede Municipal, avaliações Federais e Estaduais como o SARESP e Prova Brasil.

f)  A comunicação e feita através de bilhetes encaminhados na agenda escolar, reuniões com os pais sendo uma logo no início do ano letivo e outras a cada termino de bimestre. O aprendizado dos alunos e informado nas reuniões de pais onde são mostradas todas as tarefas feitas em salas de aula junto com as provas que foram aplicadas.

g)  Acho muito importante as reuniões de pais embora alguns não compareçam para saber como está o desenvolvimento do seu filho e também como são feitas as avaliações dos mesmos pois se a comunidade como um todo tivesse realmente uma participação ativa dentro da escola e acompanhasse os filhos tenho certeza que nos profissionais de ensino seriamos muito mais respeitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (291 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com