TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO DITADURA MILITAR

Por:   •  26/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.164 Palavras (21 Páginas)  •  2.421 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................1

  1. JUSTIFICATIVA...............................................................................................2
  1. REFERENCIAL TEÓRICO ..............................................................................3
  1. SÉRIE/ ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA................................8
  1. OBJETIVOS......................................................................................................8
  1. PROBLEMATIZAÇÃO......................................................................................8
  1. O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO.....................................................10
  1. TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO.............................................11
  1. RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS........................................................12
  1. AVALIAÇÃO...................................................................................................13
  1. REFERENCIAS..............................................................................................14
  1. ANEXOS ........................................................................................................14

ANEXO A: ANOS DE CHUMBO, FACE DA MORTE – LETRA ..........................14


  1. INTRODUÇÃO

Esse projeto faz referência a Ditadura Militar no Brasil, com recorte especifico a censura aos meios de comunicação e a produção cultural. A escolha do tema busca exaltar a liberdade de expressão que vivemos hoje em dia, comparando-a com a repressão sofrida durante a época da ditadura militar, tornando a história meio direto de ensino de cidadania e construção de alunos e professores críticos a situação política do pais.

A Ditadura Militar Brasileira foi, muito provavelmente, o período mais obscuro da história do nosso país. Instaurada no Golpe de 1964, com a queda do então presidente eleito democraticamente João Goulart, perdurou por longos 21 anos, acabando somente em 1985, quando José Sarney assumiu a presidência. Ao longo desses 21 anos, o povo sofreu muito nas mãos de um governo autoritarista, que extinguiu os direitos constitucionais, perseguiu, torturou e matou opositores e instalou censura aos meios de arte e comunicação. Com atos institucionais extremamente violentos, os governantes institucionalizaram a repressão, perseguição e violência contra civis.

A Ditadura Militar Brasileira é um tema muito recorrente no ensino de História, fazendo parte do conteúdo obrigatório a ser ensinado em sala de aula. É essencial trabalharmos tal tema em sala, mas também é preciso que busquemos novas formas de ver e aprender a história, para que ela se torne mais presente em nosso cotidiano, afinal, conhecendo o passado, podemos evitar erros no presente e futuro.

A escolha do recorte especifico em censura aos meios de comunicação, arte e liberdade de expressão acontece por esse ser um tema extremamente atual, já que cada vez mais buscamos ter voz e sermos ouvidos na nossa sociedade. É importante que estudemos, então, como era o cotidiano e a vida quando não tínhamos voz e não podíamos falar, não podíamos opinar e tomar parte nos acontecimentos.

Estudar a repressão aos meios de comunicação e arte também se mostra uma importante ferramenta para o ensino e valorização da cidadania, uma vez que protestos virtuais são realidades diárias na vida de nossos alunos, por meio de redes sociais, blogs e portais online. Ensinando a história dos que tiveram suas vozes caladas durante a ditadura, podemos também valorizar a nossa liberdade através dos meios de comunicação mais modernos, e também transmitir esse conhecimento aos que não tiveram ensino adequado de História em sala de aula.

A escolha das músicas como fonte de ensino se dá para que haja uma valorização dos artistas e também da criatividade dos alunos, além de abrir caminho para um trabalho interdisciplinar em conjunto com outras disciplinas, o que facilita o ensino e o torna mais dinâmico e interessante aos alunos.

  1. JUSTIFICATIVA

Vivemos atualmente um momento de grande agitação e caos na situação econômica e política do país. Grandes problemas se desenvolvem com nossos governantes, mas problemas ainda maiores se desenvolvem no meio civil. Ao acessarmos as redes sociais, é grande o protesto e indignação com tudo que acontece a nossa volta e, infelizmente, podemos ver um sem números de pessoas que pedem a volta da Ditadura Militar. Isso é um problema extremamente grave e preocupante: as pessoas protestam “pelo direito de não terem direitos”, para que voltemos a viver o que já vivemos e sabemos o quão ruim foi.

Usar as redes sociais como indicador para deficiências no ensino se mostra muito eficiente: se as pessoas pedem pela volta da Ditadura Militar, elas não entendem o que de fato foi a ditadura, talvez não tenham sido bem ensinadas sobre suas consequências e seus horrores. É aqui que fica claro a importância desse projeto, pois se ensinarmos nossos alunos sobre os horrores e repressões desse período tão caótico da nossa história, eles passarão a ter mais vontade de ensinar os que pedem a volta desse governo autoritarista. Ensinando as pessoas a história nua e crua, elas verão o quanto é importante que valorizemos nossa liberdade de expressão, mesmo através das redes sociais, da imprensa e da arte.

A escolha do tema do projeto também contempla nossos limites em relação a educação e ao material disponível nas redes públicas, pois é muito fácil encontrar materiais de apoio sobre a Ditadura nas escolas. O meio de ensino escolhido são as músicas para facilitar ainda mais a aplicação do projeto, pois se a escola não tiver aparelhos de áudio e vídeo disponíveis, ainda assim o projeto pode ser aplicado, já que tais músicas podem ser reproduzidas mesmo por telefones celulares, sejam dos alunos ou do professor, com a devida autorização da equipe pedagógica do colégio. Além disso, ainda é importante destacar que a Ditadura Militar faz parte dos conteúdos obrigatórios no ensino da história, então podemos aplicar uma forma de ensino diferenciada aos nossos alunos sem fugir dos conteúdos que devem ser trabalhados em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com