TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ENTREGA DO LIVRO DIDÁTICO

Por:   •  6/8/2018  •  Artigo  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

FORMAÇÃO PELA ESCOLA[pic 1][pic 2][pic 3]

Curso: PLi

Paula Janaina Machado da Silva

                                Normélia Mendes Vieira

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ENTREGA DO LIVRO DIDÁTICO

Trabalho apresentado para avaliação final do curso PLi do Programa do Livro Didático.

Tutora: Ednéia dos S. Ataíde.

BRUMADO – BA

JUNHO –201

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ENTREGA DO LIVRO DIDÁTICO

INTRODUÇÃO

O livro didático é um importante recurso pedagógico que promove o desenvolvimento da cultura e da educação. Em muitas situações de uso, o livro didático é primeiro instrumento a ampliar o prazer pela leitura, abrindo caminho para o hábito da leitura e a concretização do aprendizado.

O incremento do Livro Didático é histórico e cultural e já se arrola por dois séculos, visando acompanhar as novas dinâmicas em sala de aula e contribuir para uma aprendizagem significativa. Tais investimentos elucidam o empenho da indústria editorial na incorporação de novas tecnologias, avanços metodológicos, recursos gráficos, construções e registros históricos, diretrizes governamentais e no atendimento às exigências e necessidades de educadores por materiais de qualidade e com valores para a cidadania.

A tendência da sociedade contemporânea que reflete na sala de aula, como o uso de novas tecnologias, revisões nas diretrizes curriculares e expectativas de aprendizagem, são desafios constantes que implicam no ato de produção do livro escolar. Em linhas gerais, o livro didático, no Brasil, alcança sua finalidade quando constitui uma intensa parceria com o Professor. Juntos eles podem converter em realidade, os mais nobres ideais da Educação.

Diante destes pressupostos, o presente estudo traz no escopo um resultado e análise de uma pesquisa realizada com todos os envolvidos com a educação em uma determinada escola, no que se refere ao livro didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. E, como contribuição das pesquisadoras apresenta uma proposta de intervenção com vistas a efetivação dos pontos positivos em ralação ao livro didático na escola e, por conseguinte, melhorar os pontos negativos.

ANÁLISE DA PESQUISA

        A pesquisa foi realizada com profissionais da educação em uma determinada escola. Sobre os aspectos positivos e negativos, assim como a logística de acesso referente aos programas do livro didático responderam que:

A oferta do livro didático gratuito garante a empoderamento da escola, a legitimidade da qualidade do ensino, e assim a inclusão do aluno na referida instituição, portanto, acredita-se que a escola que participa do PLi exerce uma maior autonomia diante da comunidade escolar. Do ponto de vista pedagógico, o livro didático, por si só, já representa um potencial recurso tecnológico. Isso porque o LD é sempre atualizado de três em Três anos. Traz muitas informações atualizadas que desafiam professor e aluno a pesquisar e produzir para si novos conhecimentos.

        Para os pais e alunos, o PLD é mais uma possibilidade de os alunos estarem na escola, uma vez que, a compra do Livro constitui uma despesa a mais no orçamento familiar, um desgaste emocional grande e, sobretudo, a falta dele, contribui para a exclusão na escola, sempre haverá aquele que não pode pagar pelo livro, ficando assim à margem de comentários maldosos, autoestima baixa, retração e, por conseguinte, baixa aquisição de conhecimento acadêmico.

Sobre os aspectos negativos referentes aos programas do livro didático, pode-se citar a burocracia e a logística da oferta que ocasiona na demora da entrega do livro, a falta de estoque de reposição e soretudo, a falta de controle nas entregas, resultando em estoque em uma determinada escola e falta de livros em outra escola. Não há uma política de remanejamento, porque cada escola tem livre arbítrio para escolher a sua coleção na expectativa de escolher um que se aproxima da sua realidade. Sendo este também um dos pontos negativos do PLD, a escolha vem de cima para baixo, deixando a escola com pouca opção na escolha. Daí gera outro ponto negativo, os conteúdos dos livros didáticos estão aquém da realidade dos nossos alunos, uma vez que apresentam situações dos grandes centros urbanos com poder aquisitivo elevado, facilidade de alcance, até mesmo ilustrações, dentre outros. E a realidade posta é outra.

Conforme as respostas supracitadas, vivenciamos essa realidade, por isso, acreditamos que a escolha do livro didático deveria partir da comunidade escolar para levar em conta o perfil da região do estado, ter uma concepção de conhecimentos baseados na interdisciplinaridade. Quanto a distribuição, deveria ser de forma mais séria e menos burocrática e, ao mesmo tempo comprometida, com data de entrega preestabelecida para começar o ano letivo com a certeza do livro didático na escola.

E, por fim uma comissão do Programa do Livro Didático atuante e fiscalizadora formada por profissionais empenhados com a educação, que reconhece a carga de valor que possui o Livro Didático, que vai desde o valor econômico até a valorização para cada estudante. À escola também deveria efetivar mais o seu comprometimento e reconhecer mais o valor que possui o LD. Isso porque há escola que não possui nem um deposito adequado para empilhar os livros, fazendo isso de maneira aleatória.

A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

 

É consenso que no Brasil, o livro didático, assim como outras aquisições que constitui despesas para a população carente, vem enfrentando muitos desafios. São transformados em produtos de interesses políticos, ideologias e censuras. Isso faz parte da natureza política instaurada. Todavia, tem alcançado o seu objetivo de promover mais conhecimentos e empoderamento à comunidade escolar.

        Dessa forma, recorremos aos conhecimentos adquiridos sobre o potencial do PNDL e as experiências vivenciadas no contexto educacional e formulamos algumas propostas que poderão servir para a manutenção desse tão importante programa. Sendo assim, tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção com vistas a manutenção dos pontos positivos e melhoramento para os pontos negativos, levando em conta escolha, aquisição, logística e demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com