TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DE ALUNOS COM DIFICULDADES NO ANOS INICIAIS

Por:   •  8/1/2019  •  Monografia  •  14.106 Palavras (57 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 57

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

LILIAN RAQUEL UCHOA SILVA

AS PRÁTICAS ETNOMATEMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS: DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR.[a]

TERESINA – PI

2016


LILIAN RAQUEL UCHOA SILVA

AS PRÁTICAS ETNOMATEMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS: DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR.

Monografia apresentada à coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí como requisito para obtenção do título de Pedagoga com Habilitação em Magistério nos Anos Iniciais.

Orientadora: Profª. Drª. Lúcia Helena Bezerra Ferreira.

TERESINA – PI

2016


LILIAN RAQUEL UCHOA SILVA[pic 2]

AS PRÁTICAS ETNOMATEMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS: DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR.

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Banca examinadora da Universidade Federal do Piauí como requisito obrigatório para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Magistério nos Anos Iniciais.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________________

Profa. Dra. Lúcia Helena Bezerra Ferreira

Orientadora

________________________________________________

Profa. Dra. Antonia Edna de Brito

Examinadora

_________________________________________________

Profa. Dra. Teresinha de Jesus de Araújo Magalhães Nogueira

Examinadora

Aprovado em: ___/___/___

Dedico este trabalho a Deus, luz da minha vida e minha maior fonte de inspiração. E a minha mãe, pela paciência e por toda confiança depositada em mim, essa conquista é toda sua.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, pelo dom da vida, pelos incentivos e percalços que vivi para esta conquista se realizasse.

A minha mãe, Maria Uchoa pelo amor, dedicação e cuidados dados a mim nessa jornada. Por ser sempre por ela que busco conquistar sonhos mais altos. Ao meu pai Arisneto Lima (in memorian), por acreditar que ele ficaria feliz com minha vitória.

À minha irmã Glendha, minhas avós Antônia (in memorian) e Raimunda “Mundica” pelos constantes incentivos.

Ao meu companheiro Fernando, por acreditar que compartilha desta felicidade junto comigo, ainda que ausente em muitos momentos.

Aos meus queridos amigos Vinicius Costa, Maria Suely e Dayanne Nobre pelas palavras de incentivo quando quis desanimar, pela força dada, os empurrões e constantemente por aturar meu mal humor.

Às amigas e parceiras de curso que seguem comigo nesta jornada Iara Moreira, Nadia Moreira, Stephany Matos e Carleany Brandão pelos dias alegres e tristes que passamos juntas e pelo apoio e amizade nas horas mais difíceis.

A minha grande e querida orientadora Lúcia Helena, que mesmo com sua mania de ser birrenta, me instigou a sempre querer mais da vida, que acreditou que eu podia e posso chegar mais adiante. É quem eu quero ser quando crescer. Exemplo de profissional, minha eterna gratidão.

 

Ao Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária – ICV, por todas as oportunidades e aprendizados.

 

A equipe da CMEI Francisca de Sousa Pacheco e da CMEI Danielzinho pela oportunidade de poder crescer profissionalmente no ambiente escolar, assim como crescer e amadurecer como pessoa. Em especial às amigas Mara Adriana, Neyla Freitas e Aline Gregório que me ajudaram muito.

 A todos aqueles pequeninos que passaram por mim como alunos pelos quais me apaixonei perdidamente pela profissão, sem vocês eu não poderia estar escrevendo isto hoje. Especialmente Lucas, Sofhia, Ariane, Maria Eduarda e Maximus Huan.

Ao Hospital Infantil Lucídio Portella, na pessoa de D. Tânia pelo trabalho desenvolvido no estágio não escolar, foi de enorme significância conhecer o ambiente e a vida das crianças que lá estão.

A todos o meu muito obrigada.

RESUMO

A matemática é ainda a vilã das salas de aula, buscando uma abordagem mais significativa o presente estudo propõe em compreender como a Etnomatemática pode contribuir na prática docente enquanto aliada em superar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.  Partindo desta problematização, o estudo visa responder às seguintes questões norteadoras: qual é o perfil do professor que ensina matemática nos Anos Iniciais?; como ocorre a contribuição da Etnomatemática para a prática docente na sala de aula?;  quais são as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no 1° e 2° Ano?. Para buscarmos as respostas dos questionamentos foram traçados os seguintes objetivos específicos: caracterizar o perfil do professor que ensina matemática no 1° e 2° ano; descrever situações de utilização da Etnomatemática na prática docente; identificar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática aliando a Etnomatemática à prática docente como contribuição em superar dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Para nos aportarmos teoricamente utilizamos autores como: Barbier (1985); Bardin (1977); Brasil (1997; 1998); Carraher (2011); Carvalho (2011); Chauí (1996); D’Ambrosio (2009; 2013); Gil (1999; 2007); Lorenzato (2006; 2010); Marim (2010); Mendes (2014) ; Nacarato (2009); Oliveira (2012); Sacristán (2000); Sánchez Huete 92006); Souza (2010) e Vergani (2007). Utilizamos a pesquisa qualitativa no tipo pesquisa - ação por se tratar de estudo realizado com um grupo social, realizado em duas escolas públicas municipais de Teresina –PI, com aplicação de questionário semi estruturado aos sujeitos pesquisados, e utilizando a análise de conteúdo para a análise das informações obtidas. A relevância do estudo está em ser possível a utilização da Etnomatemática aliada á prática docente autônoma e que promove o senso crítico do aluno levando em consideração suas raízes culturais, sociais e religiosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (94 Kb)   pdf (462.6 Kb)   docx (163.2 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com