TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ-PROJETO – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  23/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

PRÉ-PROJETO – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Nome: Enock Fernandes Alves

RA: 1640131-5

Cidade: Aracaju

Polo: Itagi-BA

Endereço: Rua Prof. Nair Siqueira de Menezes Costa,259, Casa 40

Fones: (79) 99164-2206

ÁREA: 

[ X ] – Teologias contemporâneas.

[   ] – Teologia católica.

[   ] – Teologia pentecostal.

[   ] – Teologia reformada.

CIDADANIA NA CARTA AOS FILIPENSES: VIVENDO O JÁ, MAS AINDA NÃO

  1. INTRODUÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO

Nada mais atual do que entender, junto às Escrituras, o que é e qual o papel do indivíduo como cidadão na sociedade atual. Este trabalho traz, a partir da carta de Paulo aos Filipenses, a problemática acerca do comportamento do cristão na sociedade atual e o seu papel como cidadão.

Um adendo interessante é que para os gregos da Antiguidade Clássica era “idiota” o sujeito que preenchendo as prerrogativas para participar da vida pública na polis, abdicava de fazê-lo. Hoje, por vezes, sendo por um desinteresse ou por irresponsabilidade, algumas pessoas não se preocupam com o espaço público e, muito menos, ao cumprir seu papel de cidadão.

Por fim, resta saber se, ao comparar a atitude de muitos na sociedade atual com os preceitos judaico-cristãos presentes nas Sagradas Escrituras, os cristãos têm, de maneira geral, sido fiéis a esses ensinamentos.

  1. JUSTIFICATIVA

Segundo Zabatiero (2018, p.7), a Teologia Pública é aquela que se preocupa, com a função pública da Teologia, ou seja, sua função é se fazer presente e participar, de maneira crítica, na vida pública de uma sociedade. Por sua vez, essa vida pública é a dimensão da vida social que tem a ver com relações sociais, políticas, econômicas, culturais, etc. Nessa visão, público é tudo aquilo que não pertence apenas ao âmbito privado. A teologia pública, desta forma, não opta por restringir-se aos anseios privados dos indivíduos, família ou comunidade religiosa, tornando-se pública quando seus desafios se estendem aos ambientes públicos de uma sociedade, enfrentando questões como violência, a corrupção, injustiça social, a participação cidadã na democracia, etc.

A sociedade encontra-se cada vez mais participativa, ou pelo menos deveria, nas questões ligadas ao cidadão e à cidadania. Exige-se muito dos governantes, contudo o papel e a participação do cidadão apresentam, muitas vezes, fragilidade quando analisado a sua práxis.

Esse trabalho intenta, desta forma, trazer luz aos conceitos supracitados, a partir da Bíblia e, em especial, com a carta de Paulo aos Filipenses levar, dessa forma, seus leitores a se questionarem quais desses preceitos bíblicos são aplicáveis na sociedade atual e se os próprios leitores atuais estão dispostos a seguirem.

  1. OBJETIVOS

  1. GERAL

Compreender os conceitos de cidadania e de participação na sociedade como cidadão presentes na carta de Paulo aos Filipenses.

  1. ESPECÍFICOS

Pesquisar sobre o contexto sócio-político-econômico na sociedade em que Paulo e o povo de Filipo vivia e entender sua visão acerca da cidadania e do papel do cidadão;

Analisar se os preceitos abordados por Paulo acerca da vivência em sociedade e se o papel da cidadania segue válido para os dias atuais;

Atualizar ou ressignificar os conceitos de cidadão e cidadania abordado por Paulo, trazendo esses conceitos para a esfera atual.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para o entendimento dos textos sagrados, em especial algum termo utilizado por algum dos seus autores, faz-se necessário entender aspectos da sociedade no tempo em que eles viviam e, mais do que isso, qual o significado de determinado termo para aquela sociedade. Entender a autoria, o autor e seus primeiros destinatários, também fazem parte da metodologia basilar para se entender bem os textos bíblicos.

Para isso, será feiro uma pesquisa de revisão bibliográfica na área de teologia bíblica, sendo em fontes físicas e virtuais relacionado ao tema proposto nas mais diversas plataformas como: Scielo, Google acadêmico, entre outros, com o objetivo de compreender e analisar a sociedade naquele tempo e sua cosmovisão de mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (95.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com