TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Material e Imaterial

Por:   •  31/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  1.629 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

PATRIMÔNIO CULTURAL

Bruna CAVALCANTI

UNINTER

Resumo

Neste trabalho se discute a importância de se abordar as culturas matérias e imateriais brasileiras no processo educacional, e a necessidade de trabalhar o Patrimônio Cultural nas escolas com um intuito de fortalecer a relação das pessoas com suas heranças culturais, estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, percebendo sua responsabilidade pela valorização e preservação do Patrimônio, fortalecendo a vivência real com a cidadania, num processo de inclusão social. De um modo em geral, a pouca valorização do Patrimônio Cultural, se dá pelo desconhecimento que a maior parte da população possui do tema que não é tratado nas escolas.

PALAVRAS CHAVE: Patrimônio Cultural. Escola. Preservação.

O Brasil possui uma vasta extensão territorial, que ocasiona uma gama de diversidade cultural. O termo cultura pode ser entendido como todo costume de uma sociedade, desde a culinária ate mesmo a religião, mas são estas diferenças que tornam nosso país tão especial.

As culturas matérias e imateriais fazem parte do patrimônio cultural de todo país, patrimônio histórico cultural é todo bem móvel, imóvel ou natural, ele se faz de suma importância para a identidade de sociedade.

É importante salientar que esse patrimônio pode ser classificado tanto como parte da cultura material, como por exemplo, monumentos, livros, sítios arqueológicos, etc.; tanto como cultura imaterial como musicas, danças, crenças, artesanato etc.

A cultura material nada mais é que um legado material de cada sociedade, cada objeto produzido tem um contexto especifico e faz parte de uma determinada época histórica de um povo e de sua cultura, sendo assim a mesma se aplica a quase toda produção humana. Já a cultura imaterial é uma manifestação de elementos representativos, ou seja, hábitos, práticas, crenças e costumes. A transmissão desta cultura se da muitas vezes pela tradição passada de geração a geração. OS maiores exemplos de cultura material no Brasil são o folclore, a capoeira, o artesanato entre varias outras.

Assim como em muitas cidades mineiras, João Monlevade , município situado no interior do estado, tem como sua principal fonte de renda a mineração; grande parte de seus patrimônios cultuais matérias foram heranças adquiridas pela instalação e expansão da atividade mineradora, que teve seu inicio no ano de 1817 com a chegada do engenheiro francês Jean Felix Dissandes de Monlevade, no qual o nome da cidade o homenageia. Dentre suas cultuaras matérias podemos citar:  a empresa Arcelor Mittal Aços Longos (antiga Belgo Mineira), a Fazenda Solar, o Estádio Louis Ensch, o Hospital Margarida, a Igreja São Jose do Operário, Floresta Clube; dentre a cultura material natural podemos observar a Serra do Seara.

Contando com diversos atrativos históricos culturais, também podemos observa a cultura imaterial através de manifestações artísticas, as tradicionais festas religiosas da igreja católica, pelo congado que em sua totalidade consiste em sua totalidade consiste em um sistema de rituais e símbolos bastante complexos, pois envolvem ritos variados, cânticos, danças, toque de tambores, coroação de reis que representam símbolos, significados e valores participantes.

O artesanato também se faz presente, feito com meterias- primas regionais e criado de acordo com a cultural e o modo de vida local, podendo ser observado na feira livre na Praça do Povo, região central da cidade.

 Como podemos perceber, estamos diariamente cercados pela cultura material e imaterial  sendo de grande importância a preservação deste patrimônio, então faz- se necessário a abordagem deste tema em âmbito escolar para que haja o resgate das tradições e heranças culturais, estabelecendo em melhor relacionamento deste alunos com os bens culturais, fazendo com que eles percebam sua responsabilidade pela valorização e preservação do patrimônio cultural.

Acreditamos que a escola possa trabalhar de maneira  mais praticas, desenvolvendo atividades participativas com cunho pedagógico, como por exemplo , através de visitas a museus, monumentos, arquivos e bibliotecas, fazendo com que haja mais resultados no âmbito social- escolar.

        Por tanto é de suma importância que as escolas abordem ente tema, pois é um recurso educacional muito importante, pois permite uma maior aproximação dos alunos com sua identidade cultural, fazendo com que haja o maior respeito e valorização da cultura.

Proposta de atividades com os alunos

Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade cultural material e imaterial do país, das origens de festas folclóricas, da culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com