TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURAS MATERIAL E IMATERIAL

Dissertações: CULTURAS MATERIAL E IMATERIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  2.602 Visualizações

Página 1 de 5

CULTURAS MATERIAL E IMATERIAL

(CONCEITOS E EXEMPLOS)

SUMÁRIO

1.0 - INTRODUÇÃO

Página 03

2.0 - DISSERTAÇÃO

Página 04

2.1 – PRINCÍPIO DE DIVERSIDADE CULTURAL

Página 04

3.0 – CONCEITOS E EXEMPLOS

Página 04

3.1 – O QUE É CULTURA MATERIAL?

Página 04

3.2 – EXEMPLOS DE CULTURA MATERIAL

Página 04

3.3 – O QUE É CULTURA IMATERIAL?

Página 05

3.4 – EXEMPLOS DE CULTURA IMATERIAL

Página 05

4.0 – TOMBAMENTO DE BENS CULTURAIS

Página 05

5.0 – RELAÇÃO ENTRE CULTURAS MATERIAL E IMATERIAL

Página 05

6.0 – CONCLUSÃO

Página 06

7.0 – REFERÊNCIAS

Página 07

1.0 INTRODUÇÃO

A finalidade de o trabalho exposto a seguir é para compreensão e aprofundamento do aprendizado sobre o tema abordado.

Em sala, o administrador de aula abordou a seguinte proposta de debate e pediu a seus alunos uma dedicação e aperfeiçoamento do tema sobre Culturas Materiais e Imateriais, para aprimorar os conhecimentos.

De acordo com o tema, introduz-se um aprofundamento sobre a Cultura em si e sua Diversidade, o que será posto em prática neste trabalho. Exigi, também, o conhecimento do Patrimônio Cultural Brasileiro, importante para a identidade da sociedade, para satisfazer os requisitos para elaboração de uma boa dissertação do assunto.

Espera-se o bom desenvolvimento sobre as Culturas Material e Imaterial e que com seus exemplos e notificações, obtenha-se uma qualificação na aprendizagem e no conhecimento.

2.0 DISSERTAÇÃO

2.1 PRINCÍPIO DE DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestimenta, tradições e heranças físicas e biológicas, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e religião, a forma como eles interagem com o ambiente [...]. Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico, aspectos locais continuam fortemente presentes e a cultura é um desses aspectos, em comunidades que continuam mantendo seus costumes e tradições.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Em consideração ao Patrimônio Cultural, pode ser definido como bem de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira.

3.0 CONCEITOS E EXEMPLOS

3.1 O QUE É CULTURA MATERIAL?

Em termos clássicos, a cultura material pode assim ser entendida como o conjunto de artefatos criados pelo homem, combinando matérias-primas e tecnologia, o qual se distingue das estruturas fixas pelo seu caráter móvel; basicamente é tudo o que for feito pelas mãos do homem.

A noção de cultura material, que, em princípio, se aplicaria apenas a objetos isolados, poderá ser alargada de forma a abranger quase todas as produções humanas, levando a que alguns estudiosos considerem à história da tecnologia, os estudos de folclore, a antropologia cultural, a arqueologia histórica, a geografia cultural e mesmo a história da arte como subcampos de estudos de cultura material.

3.2 EXEMPLOS DE CULTURA MATERIAL

Em arqueologia, é chamado de cultura material o conjunto de objetos que formam o ambiente concreto de determinada sociedade. Para superar os obstáculos do meio ambiente, o ser humano, desde os primórdios, criou diversos utensílios e implementos, aproveitando matérias-primas encontradas na natureza. Com o desenvolvimento das diversas culturas e sociedades, foram sendo elaboradas formas que, além de úteis, fossem consideradas belas, com acabamento que proporcionasse satisfação ao usuário e ao observador. Tudo isso refletia, e ainda reflete o modo de pensar e os valores de cada cultura e cada sociedade. Como exemplo disse tem-se os tecidos, utensílios, ferramentas, adornos, meios de transporte, moradias, armas, instrumentos, máquinas, tipos de moradia, redes utilizadas pelos índios para descansarem e dormir [...].

3.3 O QUE É CULTURA IMATERIAL?

A cultura imaterial é o conhecimento que não foi ensinado por meio de livros, registros formais ou ensinamentos sistemáticos, mas sim, o conhecimento transmitido na prática, na forma oral ou por meio de gestos, de geração para geração. Tradição e transmissão de conhecimento são fatores essenciais para a continuidade da cultura intangível, também chamada de cultura imaterial, e para a construção da identidade de um grupo, povo ou nação.

Ainda com relação à cultura imaterial, está diretamente ligado o Patrimônio Cultural de uma determinada sociedade que não é composto apenas por elementos materiais, mas também através de manifestações da cultura imaterial, e ele é constituído de práticas, representações, técnicas, objetos e lugares do mesmo.

3.4 EXEMPLOS DE CULTURA IMATERIAL

O conceito de patrimônio, cultura imaterial abrange

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com