TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Material e Imaterial

Por:   •  8/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 7

        CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

JENIFFER CAROLINE ALVES SANTOS, RU- 1132496 TURMA: 02/2016

MARCELA ANDREZZA CARNEIRO, RU- 1353947TURMA: 02/2016

CURSO: PEDAGOGIA

PORTFÓLIO
UTA – FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS – FASE I

TERRA BOA

2016

RESUMO

Considerando que o esclarecimento das questões correlatas ao atendimento pedagógico assim como também espaço e tempo, propõe a realização desta entrevista a fim de possibilitar reflexões e conhecimento do mesmo e a importância do trabalho pedagógico na instituição, como também o que o espaço proporciona à criança.

Porem será enfatizado o fato de ter planejamento bem elaborado, para obter resultados significativos no aprendizado da criança, sendo assim cabe a nós analisarmos a grade de formação da equipe pedagógica e como a mesma trabalha.

A entrevista realizada também não deixou de  investigar e analisar o espaço físico  e se a instituição oferece  condições para que a criança se desenvolva cognitivamente  e psicologicamente sem contar  a importância da coordenação motora

Palavra- chave: atendimento pedagógico – espaço - tempo.

INTRODUÇÃO:

Este relatório apresenta os resultados de uma entrevista  que tem como principal objetivo identificar e analisar os processos de coordenação pedagógica,espaço e o tempo   de um CMEI, de modo a ampliar o conhecimento sobre o Coordenador Pedagógico ou função semelhante quanto às suas potencialidades e limitações e, com isso, subsidiar políticas públicas de formação docente e organização dos sistemas escolares. Para tanto, buscou-se compreender como se estruturam e se articulam as atribuições de Coordenação Pedagógica, no CMEI,ou seja na Educação Infantil  analisando as características do perfil  do centro , e as percepções de coordenadores, diretores e professores, quanto a: adesão/rejeição às atribuições da função, dificuldades decorrentes do funcionamento e organização da escola.  E há necessidade, para superação das dificuldades cotidianas da escola, de um trabalho coletivo, o qual exige, por sua vez, a presença e atuação de um articulador dos processos educativos que ali se dão. Esse articulador precisa agir nos espaços tempos diferenciados, seja para o desenvolvimento de propostas curriculares, seja para o atendimento a professores, alunos e pais, nas variadas combinações que cada escola comporta. Os resultados apresentados  tem como objetivo a favorecer melhoria da qualidade da Educação, justifica-se aprofundar a discussão sobre como se caracteriza a Coordenação e evidenciar que, apesar das dificuldades enfrentadas, há realizações de Coordenadores Pedagógicos que merecem destaque por oferecerem indicações sobre a formação, o desenvolvimento profissional e acompanhamento da prática dos professores e, aos gestores e legisladores, sobre a pertinência da inclusão desse profissional nas escolas. Ainda que tenha aumentado o número de pesquisas que abordem a coordenação pedagógica em vários aspectos, apresenta-se como desafio caracterizar e analisar a atuação da coordenação pedagógica  de modo a acessar    seu modo de funcionamento no centro  de educação relativas aos diferentes contextos da Educação escolar. Assim, esta pesquisa investigou a coordenação pedagógica. Destas informações, para elaboração do referencial teórico e dos instrumentos de coleta de dados,  Elaboração dos instrumentos de coleta de dados ,questionários e entrevistas, Aplicação dos instrumentos e relato descritivo dos resultados, Organização dos resultados com vista à elaboração e discussão dos dados.

Desenvolvimento:

A instituição a ser analisada  é composta por;Diretora e Pedagoga,Oito  Professores,Nove  Auxiliares,Sete  Funcionários e aproximadamente oitenta e cinco crianças.

A grade de ensino é composta por Berçário, é constituída por duas professoras e duas auxiliares por período; O Maternal I,é constituído por duas professoras e uma auxiliar, Maternal II,Maternal III. As demais salas professora e auxiliar.

Nesta pesquisa terá objetivo de analisar o tempo e o espaço dos sujeitos e instituição escolares do mesmo analisado e suas contribuições para melhoria de ensino.Para chegar ao objetivo ao ser analisado foram feito perguntas, sendo elas três objetivas e duas discursivas. As perguntas foram respondidas pela então Diretora  pelo auxilio da Pedagoga.

Sua equipe  é composta da seguinte maneira, uma diretora, uma pedagoga,os professores sendo  com  carga horária de oito horas diárias.

 Como já temos conhecimento de que o espaço físico contribui para o desenvolvimento  cognitivo e psicológico  da criança  na pesquisa realizada se discutiu se o espaço da instituição  proporcionava e atendia as necessidades  da criança

Segundo a gestora entrevistada nos relata  que a instituição tem uma boa estrutura para  atender seus alunos ,mas porém seria necessário algumas mudanças para então  proporcionar resultados maiores pois  a instituição  tem uma grande demanda de   crianças a ser atendidas.

Nos dias de hoje os centros de educação infantil  passou  ser  aquele   espaço que  se tem a função  de desenvolver na criança como sujeito,sendo assim seu tempo dentro   do Centro de educação  tem grande valia para seu aprendizado integral,diante disto foi questionado  o tempo em que a criança permanecera dentro da instituição. E ainda  a importância da criança dentro dele neste tempo. Ao recebermos a resposta podemos analisar que a  presença a criança dentro do Centro é de indiscutível  importância, mas porem  a instituição que foi investigada nos atuais  é considerada  um pouco pesada pois é de doze horas diárias  que se torna um desafio para a coordenação para  elaborar planejamentos nos quais  tem como objetivo  diminuir   a exaustão  da criança  durante este tempo em que ela ira permanecer  dentro da escola, a gestora pauta que esta carga horária poderia ser revista para melhorias.Mesmo assim se pode ter grandes resultados para criança sendo eles cognitivos  e  intelectual e sensório motor.

Os Centros hoje assumiu  o papel  de preparar a criança para o  ingresso com sucesso  no Ensino Fundamental ou seja desenvolvendo na criança habilidades cognitivas por meio da coordenação motora, reconhecimento das letras e números  cores e também de hábitos de higiene  e boas maneiras.

Rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Entretanto, como vimos a rotina não precisa ser rígida, sem espaço para a invenção(por parte dos professores e das crianças). Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com