TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paul Felix Lazarsfeld

Trabalho Universitário: Paul Felix Lazarsfeld. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 13

Paul F. Lazarsfeld nasceu em Viena, na Áustria, em 1901. Filho de um advogado socialista foi criado e educado ali. Na década de 1920, mudou-se nos mesmos círculos como o Círculo de Viena dos filósofos, incluindo Otto Neurath e Rudolf Carnap, recebendo seu doutorado em matemática aplicada da Universidade de Viena em 1925.

Em 1925 ele fundou um instituto de pesquisa dedicado à aplicação da psicologia para os problemas sociais e econômicos. Este foi o primeiro de quatro universitários relacionados com a investigação social aplicada nos institutos fundados por Lazarsfeld, os outros foram o Centro de Pesquisa da Universidade de Newark, o Escritório de Pesquisa Rádio Universidade de Princeton, e da Secretaria de Pesquisa Social Aplicada na Universidade de Columbia. Em 1926 casou-se com a socióloga Marie Jahoda.

Ele veio para a sociologia através da sua especialização em matemática e métodos quantitativos, participando de vários primeiros estudos quantitativos, incluindo o que foi possivelmente o primeiro estudo científico dos ouvintes de rádio, em 1930-1931. Sua tese foi uma aplicação da teoria da gravitação de Einstein para o movimento do planeta Mercúrio. Juntamente com Hans Zeisel que escreveu um estudo clássico, agora sobre o impacto social do desemprego em uma pequena comunidade: Die Arbeitslosen von Marienthal (1932; eds Inglês de 1971.). Ele se divorciou de Maria em 1934 e se casou com seu colega Herta Herzog, que se divorciou dele em 1945.

Com uma formação inicial em Matemática, Lazarsfeld emigrou, nos anos 30, para os Estados Unidos. Tinha, entretanto concluído, em Viena, dois estudos sociológicos: Juventude e trabalho (1931) e Os desempregados de Marienthal (1934). Na América, Lazarsfeld constitui um exemplo de integração bem sucedida (ao contrário, por exemplo, de Adorno).

Professor na Universidade de Columbia funda o Bureau of Applied Social Research, onde propõe, demarcando-se da Escola de Chicago, do marxismo e da Escola de Frankfurt, um novo estilo de sociologia: burocrática, profissional, comercial, padronizada, técnica e empírica. Com Parsons e Merton, Lazarsfeld fecha o triunvirato funcionalista que vai dominar a sociologia americana durante as décadas de 40 e 50 do século XX. Conselheiro, no pós-guerra, da Fundação Ford para o desenvolvimento e a reorganização das Ciências Sociais na Europa, Lazarsfeld assume por vários anos a presidência da Associação Americana de Sociologia.

A sua obra, extensa e variada, percorre disciplinas tais como a Sociologia, a Psicologia Social, a Ciência Política, as Ciências da Comunicação e a Metodologia das Ciências Sociais, deixando um legado incontornável ao nível dos estudos do marketing, da publicidade, da propaganda, da opinião pública, das atitudes e da metodologia das Ciências Sociais, designadamente no que se refere à análise de conteúdo, à análise de dados e à conceptualização.

Lazarsfeld morreu em 1976. Ele tinha um filho, Robert Lazarsfeld , agora um professor de matemática na Universidade de Michigan, que publicou uma positividade em Geometria Algébrica (Springer), em 2004.

Idéias principais:

Grandes interesses de Lazarsfeld foram baseados na metodologia da pesquisa social e o desenvolvimento dos institutos de formação e investigação nas ciências sociais. Devido à originalidade e diversidade de suas idéias, sua energia e magnetismo pessoal, seu estilo único de colaboração com alunos e colegas, e a produtividade dos institutos de pesquisa que ele estabeleceu, sua influência sobre a sociologia e investigação social – tanto nos Estados Unidos e na Europa – foi profunda. Seus colaboradores e alunos aprenderam muito com ele e muito contribuiu para sua fama.

Foi um dos fundadores da análise norte-americana sobre os meios e seus efeitos na formação da opinião pública. Um dos primeiros estudos de Lazarsfeld foi sobre a influência dos meios nas práticas eleitorais em Ohio. Os resultados foram publicados em seu livro “The people’s choice”. Este sem dúvida foi o primeiro grande estudo sistemático sobre a chave da formação e evolução da conduta eleitoral. Tal estudo se relaciona com a personalidade dos eleitores, sua formação e critério e influência dos meios na tomada de decisão. O principal meio estudado foi o rádio.

Em 1955, publicou juntamente com E. Katz “Personal Influence: The part played by people in the flow of man communications”. A obra foi fruto de uma investigação feita sobre a influência dos meios de comunicação sobre os líderes de opinião e sobre a opinião pública, realizada na cidade de Middle West. Katz e Lazarsfeld rompem com as explicações precedentes e dão um valor ilimitado a influência dos meios. Outra teoria de Lazarsfeld é do ‘Two step flow of communications’ sobre o processo de influência.

As críticas ao seu trabalho o acusaram de contradição entre um pensamento político progressista e sua prática investigadora ao serviço de corporações mercantis e institucionais.

Obras mais importantes:

The people’s choice, 1944;

The language of politics, 1944;

Personnal influence, 1955;

Latent structure analysis, 1950;

The analysis of communication content, 1948;

Mathematical thinking in the social science, 1954

The language of social research, 1955;

The uses of sociology, 1967;

Philosophie des sciences sociales, 1970

Teorias empíricas de campo ou Teoria de Paul Lazarsfeld

Com o intuito de entender os efeitos do rádio na sociedade a origem da teoria foi dada pela busca da causa do consumo jovem, a pesquisa surgiu da indagação: a massa não reage da mesma forma á todas as mensagens. A teoria faz referência sobre a não generalização do público e sua formação em grupos com características próprias. Dessa forma se opondo a Teoria Hipodérmica (que cultivava a ideia de que a publicidade atinge todos na sociedade de maneira uniforme). Nota-se tal distinção sobre as teorias, uma vez que Lasswell usava "manipulação" como palavra-chave e Lazarsfeld usava "influência". A teoria também compreende a "mediação social", ou seja, a presença de "líderes de opinião" (aqueles que têm uma influência na sociedade, que a massa confia ou que deseja ter o estilo de vida semelhante). Essa presença de líderes de opinião causa o efeito "two-step

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com